live education

coisas de professor – educação e entretenimento

14 ideias chave para o trabalho em equipa do professor – Hernández, A. (2007)

Posted by J L em Julho 5, 2009

  1. “Para que se desenvolvam iniciativas de trabalho em equipa deve-se promover o interesse dos professores por levar a cabo projectos comuns.”
  2. “Os grupos de trabalho devem dispor de autonomia para determinar os conteúdos da sua actividade e os tempos em que devem realizá-la. Só assim se consegue uma autêntica colaboração.”
  3. “Convém analisar a forma que adopta o trabalho colaborativo de um grupo para valorizar e aproveitar as possibilidades que oferece, e ir avançando até um maior grau de interacção colegial.” 
  4. “Para melhorar o ensino, facilitar a inserção do centro no seu contexto e potenciar a profissionalidade docente, é necessário o trabalho em equipa dos professores. A sua prática proporciona numerosas vantagens como oferecer apoio moral para a inovação e a reforma, potenciar a capacidade de reflexão, aumentar a eficiência das escolas e apoiar a mudança de valores.”
  5. “Trabalhando em equipa potencia-se a auto-estima e constroem-se normas compartilhadas, vínculos afectivos e relações sociais. Ao reconhecer os outros como pessoas com quem se quer e se pode colaborar, participa-se numa experiência de desenvolvimento pessoal e de solidariedade social.”
  6. “Para favorecer a formação dos professores e o seu desenvolvimento profissional devemos promover o trabalho em equipa.”
  7. “Para facilitar o trabalho em equipa devemos procurar que os membros dos grupos possuam determinadas características como crenças educativas compatíveis e atitudes dialogantes e democráticas. Trataremos também de atenuar os efeitos da competitividade, a falta de tradição colaborativa no ensino e a existência nas escolas de estruturas organizativas que dificultam a cooperação.” 
  8. “Frente ao individualismo que é costume caracterizar o trabalho docente e impede o acesso a novas ideias, devemos promover, dentro de um marco colaborativo, a individualidade que inclui a iniciativa e a força criativa dos professores.”
  9. “Temos de procurar que o trabalho de equipa que seja autêntico e não se converta num simples processo de colaboração artificial que mantém a aparência de trabalho conjunto, mas não inclui os seus benefícios.”
  10. “As escolas devem evitar que se produzam nelas situações de colaboração em grupos isolados, propiciadas por estruturas como os departamentos ou ciclos e que impedem o desenvolvimento da escola no seu conjunto.”
  11. “Melhorar a colaboração entre os professores é melhorar a educação. A partir das administrações educativas devem-se adoptar medidas que fomentem o trabalho colaborativo, como conceder às escolas maior autonomia ou modificar algumas das condições em que o professor exerce o seu trabalho.”
  12. “As escolas e as suas equipas directivas devem estabelecer medidas que promovam e facilitem o trabalho colaborativo, como favorecer o desenvolvimento de finalidades comuns, fomentar as relações baseadas na ajuda mútua ou desenhar e desenvolver projectos colectivos de carácter inovador.”
  13. “Os professores devem adoptar de forma colectiva acordos que promovam o desenvolvimento da colaboração nas suas escolas, como manter atitudes dialogantes com o resto dos companheiros ou impulsionar o desenvolvimento de organizações docentes de tipo horizontal. Outras instituições, como as responsáveis pela formação inicial e permanente ou da elaboração de materiais curriculares, deveriam tomar mediadas a esse respeito.” 
  14. “A cultura da colaboração deve promover-se a partir de todos os sectores da comunidade educativa, já que oferece numerosos benefícios e se reflecte em todos os aspectos da vida das escolas.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: