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coisas de professor – educação e entretenimento

faltam 18 milhões de professores

Posted by J L em Outubro 26, 2008

A falta de professores qualificados permanece um problema crucial. A UNESCO estima que mais 18 milhões de professores são necessários para que a meta de Educação Primária Universal (EPU) seja atingida até 2015. Essa carência é especialmente aguda na África, onde mais 3,8 milhões de professores são necessários para que a EPU seja atingida. A falta de professores em países como Ruanda e Moçambique significa que salas de aula podem chegar a 60 alunos. É geralmente reconhecido que educação de qualidade não pode ser oferecida em salas de aula com mais do que 40 alunos.

“Mesmo quando a oferta geral de professores é suficiente, áreas remotas e em desvantagem em todo o mundo podem sofrer com problemas persistentes de contratação e retenção de professores. Essa falta de professores qualificados é um dos maiores desafios para as metas da Educação Para Todos (EPT)”, enfatiza mensagem conjunta que celebra o Dia assinada pelo Diretor-Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura; pelo diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia; pela diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Ann M. Veneman; pelo administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Kemal Dervis; e pelo presidente da Educação Internacional (EI), Thulas Nxesi.

A quantidade não é o único problema e o treinamento insuficiente é outra deficiência séria. Em países em desenvolvimento, segundo o Instituto de Estatísticas da UNESCO (UIS), é comum o registro de professores que não possuem educação avançada. Para melhorar a situação, somente políticas coerentes podem promover a contratação de professores em números suficientes e, com isso, garantir seu status e assegurar um treinamento de qualidade. Como resultado da Iniciativa da UNESCO de Formação de Professores na África Subsaariana (TTISA), o Congo teve a oportunidade de elaborar uma política geral para professores destinada à contratação e à abordagem de temas relativos ao status e às condições de trabalho e gestão.

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