Uma Troca de Ideias a Propósito dos CRVCC
Posted by J L em Abril 15, 2007
Quando falamos de RVCC, falamos de competências, aptidões que desenvolvemos na acção, integrando nesta capacidade de agir conhecimentos, formas de estar, atitudes e comportamentos. Em suma, falamos da vida e do seu contexto, desde a família ao trabalho, desde a Associação do bairro ao trabalho da paróquia. Como sabe e onde aprendeu o jardineiro a desenhar o canteiro que faz apelo ao teorema de Pitágoras, se só tem a 4.ª classe? Como sabe e onde aprendeu o operário da construção civil a calcular volumes e áreas para colocar a tijoleira ou comprar a tinta com que vai pintar a parede?
Quando falamos de RVCC, falamos em primeiro lugar de desenvolver com o jardineiro e o operário “uma caça ao tesouro”, que é uma viagem deles próprios à descoberta da sua vida, das suas aprendizagens, dos seus contextos e das suas experiências por forma a que cada um deles consiga fixar e materializar em provas e evidências, no que chamamos de ”Dossier Pessoal”, as suas competências relevantes por referência ao Referencial de Competências-Chave.
R said
Já reparei que tem um grande interesse por este assunto, estará a pensar em mudar o seu rumo?
Ás vezes é bom mudar para nos sentirmos realizados. É preciso encontrar o que nos faz sentir vivos. Evitar a rotina que, por vezes, nos encurrala.:)