live education

coisas de professor – educação e entretenimento

1º Concurso para prof. Titular – versão de 2007-03-02

Posted by J L em Março 7, 2007

O presente decreto-lei estabelece o regime do primeiro concurso de acesso para lugares da categoria de professor titular, aberto em cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada após a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, que aprova as alterações ao Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, adiante abreviadamente designado por ECD.

Regulamento_Concurso_Prof_Titular_V1.pdf 

6 Respostas to “1º Concurso para prof. Titular – versão de 2007-03-02”

  1. Tenho 30 anos de professora efectiva. nãso entendo o motivo pelo qual não contam as faltas a partir de 99/00 como para os outros parâmetros. O professor que tem anos sem faltas deveria ter 9 pontos, já que os que têm entre uma e quatro faltas a última proposta é de sete pontos. Não entendo também qual o motivo que avalia o desempenho dos professores pelos cargos desempenhados, pois houve elementos que fizeram parte de Conselhos Executivos para não darem aulas ou poderem fazer outras coisas extra escola.

  2. Deveria este o concurso a professor titular ter em conta os professores que desempenharam funções efectivas junto dos alunos e não estão a ser contemplados

  3. cristina said

    Não entendo e muito menos concordo com as situaçõs de penalização, em termos de pontuação, para o caso dos professores que estiveram em situação de destacamento em universidades públicas a exercer serviço efectivo de funções docentes, nomeadamente a exercer cargos de supervisão pedagógica! estes professores foram requisitados provisóriamente para as universidades porque faziam falta nomeadamente no apoio às escolas!… foram escolhidos pelo seus curriculos e pelas provas dadas de competencia e profissionalismo! vão ser penalizados neste concurso? Os sindicatos alertaram o ME para esta situação?

  4. qwert said

    será justo atribuir pontos aos cargos???

    todos poderão ser presidente do conselho executivo, representar a assembleia ou simplesmente ser director de turma?

    se o acesso a estes, ou a outros, cargos não é livre, nem possível a todos os professores onde pára a igualdade de oportunidades?

    como vão chegar a professor titular todos aqueles que não tiverem cargos?

  5. A grande injustiça reside no número de anos lectivos considerado para este concurso. Tenho 33 anos de serviço, 7 de Conselho Directivo (vice-presidente)e 8 de orientação de estágio, muitos anos como delegada de grupo e DT que não contam neste concurso porque foram desempenhados antes de 1999/2000. Fiz mestrado em Ciências de Educação (Fac.Psicologia Ciências de Educação de Lisboa), que não contou para progressão na carreira porque terminei quando já tinha atingido o 10º escalão. Segundo as normas deste concurso, o ano de sabática, que me fora concedido, conta apenas 1 ponto, ou seja, perco os pontos relativos a um ano lectivo de exercício de funções!
    Os cargos na minha escola foram para preencher horários, o princípio da rotatividade também funcionou na prática (no grupo/departamento), não desempenhei cargos porque não me foram atribuídos, os horários foram sempre preenchidos com aulas e muitos alunos. Também colaborei em projectos de apoio ao Conselho Pedagógico; criei / dinamizei desde sempre o Clube do Ambiente. Tenho pouquíssimas faltas!… não excedem em média 3 por ano. Segundo as regras deste concurso sou penalizadíssima!… Não reúno condições para ser prof titular???

  6. Tenho 32 anos de serviço.Estaria a 3/4 anos da reforma…Comecei a trabalhar desde cedo (fiz asneira?sou penalizada por isso!)e, como decidi ser professora, quis ocupar(sentir)todos os lugares da minha profissão,da minha carreira:conselho directivo, orientadora de estágio,coordenadora de Directores de turma,Directora de turma,coordenadora de biblioteca,comissão de horários,elemento da Assembleia de Escola,e tudo(Acho que não falhei nada)para conhecer, na íntegra, palco e bastidores do grande teatro da preparação para a vida- ESCOLA.Pois é,locais certos, mas hora errada!? pois tudo isto(exceptuando directora de turma, elemento de A.E. e tutora)aconteceu ATÉ…1998! GRANDE AZARRRRRR!!!.É ESTE o incentivo do nosso país? Miséria!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: