live education

coisas de professor – educação e entretenimento

INICIATIVA NOVAS OPORTUNIDADES – RVCC – 12º ano

Posted by J L em Março 17, 2007

Sobre este assunto, consulte o documento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e do Ministério da Educação. clica aqui

About these ads

329 Respostas to “INICIATIVA NOVAS OPORTUNIDADES – RVCC – 12º ano”

  1. estou enteresado? onde me posso dirigir
    para concurrer

  2. J L said

    o melhor que tens a fazer é ir à junta de freguesia ou à câmara municipal da tua região e perguntar onde funcionam os centros.

    aproveita esta iniciativa!

  3. lurdes cristina sanches tavares said

    tou interesada e kero saber sa condiçoes!

    • Maria Santos Silva said

      Tenho o Curso Geral do Comércio antigo…9ºano. Por razões de ordem profissional pretendo fazer o 12º ano através do RVCC. Moro no Feijó. Onde me posso dirigir e quanto tempo é necessário para obter essa certificação?

      • raquel said

        vai ao centro de formação profissional do seixal ou então dirigi-te ao centro de emprego de Almada.

        o rvcc para 12ºano tem duração de 6 meses.

      • Fernando Dias said

        Vais à escola Romeu Correia ai no Feijó, Quarta feira às 19 horas.
        Está ai a funcionar um curso RVCC 12º ano.

  4. informações em http://www.novasoportunidades.gov.pt/

  5. estou interessada em fazer rvcc, qualificação 12º ano
    quen devo contactar? como me posso increver? como se processa?

  6. Boa tarde. Estou interessada em ter alguma formação que me de equivalencia ao 12º ano. Onde me devo dirigir? Como fazer ? Há possibilidade de o fazer num regime pós-laboral?
    Muito grata,aguardo a V/ resposta

    • girlainy lima porto said

      Olá sou Brasileira e já estou em Portugal a 5 anos mais devido a crise que o Pais encontra esta muito difícil trabalho, nesse espaço de tempo me escrevi em um curso só que me pediram minha equivalência e não sei como devo fazer para obter-la, terminei o 12ª e tenho aqui comigo meu Estorrico escolar, preciso de ajuda…
      Obrigada

      • faby said

        o seu historico escolar tem que ser autenticado no consulado do brasil em portugal e se seguida enviar para o ministerio da educação em lisboa com o pedido de equivalencia, nao se esqueça de enviar um envelope de correio azul dentro para poder receber a resposta.

  7. Vanda said

    quando sera possivel o rvcc de 12º ano chegar a tomar?

  8. J L said

    rvcc em tomar

    Local Marmelais de Baixo

    Nome da Entidade: CNO do Centro de Formação Profissional de Tomar

    Morada Rua Professor Gomes Correia
    Código Postal: 2300-422 Tomar
    Telefone: 249329040

  9. ja estou inscrito num centro de formaçao na zona de lisboa, mas não sabem dar uma data ao certo para o começo do RVCC 12ºano,sera de poderia adiantar uma data se sera no ano letivo de 07/08???ja agora se poder facultar um plano do RVCC quais as areas em que baseia agradecia.

    sem outro assunto de monento.
    Paulo Silva

  10. Nuno said

    Pedem para tirar a equivalência ao 12º ano, e nem sabem escrever só de lêr até arrepia erros ortográficos atrás de erros ortográficos.
    Realmente em Portugal os atalhos é que clamam.
    É uma pena.

    • edumarks said

      Ler, rapazinho. Também deves ter a mania q és catedrático…só criticam os outros sem olharem para a vossa barriguinha :)

    • titta said

      JOVEM, aprende mais da vida, porque nesse tema pareces ser ignorante!!!

      • luis said

        é frustrante ver pessoas que tenham uma posição como a sua.
        É que apesar de(e ainda bem), as pessoas nãe serem todas iguais se todos tivessem a sua opinião as coisas seriam um caos.
        Atenção pois não sou melhor que ninguem…mas realmente crê que pela sua idade(seja qual for), que está acima dos outros?
        Pareçe-me que com o tipo de discurso que tem nunca será aprovada em pelo menos duas areas necessarias ao processo de RVCC.
        Além de que n ão tem conheçimento da minha pessoa portanto não diga se eu devo ou não cresçer.

        Cumprimento.. e boa sorte para o RVCC

    • patricia alves said

      Até poderás ter razão,mas quantas pessoas com o 12ºAno tirado na escola e até com a faculdade feita,dão erros ortográficos imperdoáveis?

  11. lurdes said

    É REALMENTE PENA AS PESSOAS NÃO SABEREM ESCREVER, SERÁ QUE É POR CAUSA DE SER EM COMPUTADOR?
    BEM, NÃO ERA ISTO O QUE ME LEVOU A ESCREVER AQUI. SÓ QUERIA DIZER QUE JÁ ME MATRICULEI EM MAFRA NA ESCOLA JOSÉ SARAMAGO, E QUE AS MATRÍCULAS SÃO ATÉ DIA 25 DAS 19 ÁS 21,30H

    • vilhena said

      realmente é uma pena nao saber escrever, e tu , pelos vistos Lurdes, tens tanta inteligencia que nao conseguiste acabar o 12º anos, escrevendo-te tambem nas novas oportunidades lol lol ate me fazes rir com o teu comentario absurdo.

      • lurdes said

        Um ano depois, vou responder-te!
        Não estudei porque comecei a trabalhar com 12 anos!!!!
        K achas ó estupido?????
        E mais, tou-me a cagar para a tua opinião…..

  12. Paulo said

    Boas

    Pelos vistos este novo RVCC do 12º Ano teve muitas inscrições, mas será que todos (maior parte) lá vão voltar?
    Inscrevi-me no RVCC do 12º ano, gostava de saber quantas e quais as etapas que têm que se percorrer, e quantas horas são?

  13. Carlos said

    É realmente uma pena que as pessoas não saibam escrever, Lurdes, como foi pena teres terminado a frase com “ás” (de copas?) em vez de “às”… E não teres utilizado nenhuma pontuação no fim da frase (tecnicamente é também um erro)… E ainda por cima depois de teres escrito a frase toda em maiúsculas, o que na etiqueta da internet corresponde a gritar toda a frase e por isso considerado rude.

  14. Helena Ferreira said

    Ainda me posso inscrever no Centro de Formação de Tomar?

  15. Já tenho o 12º ano, e agora, quais são as oportunidades?

    • Joao said

      Bom, Silvia, agora que ja tens o 12º ano, as oportunidades são as centenas de molduras que poderás escolher para pôr o diploma pendurado algures numa parede lá de casa. O que o pessoal por aqui ainda nao entendeu (se calhar até já) é que isto das “oportunidades” apenas serve para o Sr. Socrates mostrar la no parlamento que em Portugal ja nao há tantos “burros” como havia antes de o Sr. ir para Ministro Diplomado Via FAX… (mais nao digo, senão ainda soltam os cães) é aquela moda dos graficos que o excell faz para animar a folha de calculo, é que um “burro” olha para aquilo e só vê numeros, assim com uns graficozitos (a cores) a coisa muda de figura, e todos nós sabemos que grafico bonitos tem que ter os riscos sempre a subir “para cima”…

      • marisa pereira said

        Acabei o ano passado o 12º ano através do RVCC. Trabalho numa empresa privada, o ano passado era cantoneira, limpava as ruas aqui do concelho. agora com o 12ºano, através da minha empresa estive 6 meses a fazer um curso de informática aplicada e especialização em gestão de empresas. hà dois meses fui colocada como assistente administrativa. Em setembro iniciei a licenciatura no IPL em gestão de empresas.
        E o meu exemplo não é o único… o importante é não colocar apenas o diploma na moldura, mas mexer o cú e fazer por merecer a oportunidade. O que o nosso pais tem de pior é pessoas que falam demais e fazem de menos.

      • Miguel said

        APOIADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Sandra said

    Boa noite! Gostaria imenso que me enviassem o máximo de informação possível, relativamente aos cursos de equivalência ao 12º ano (horário pós laboral). Estou extremamente interessada em frequentar os mesmos. Grata desde já pela atenção

  17. melissa said

    olá… estou entressada em inscrever-m no rvcc . gostaria d saber onde me posso inscrever e que me enviassem o maximo de informação possivel…. obrigado

  18. António said

    Boa tarde, é assim tenho 12ºano incompleto pois falta me o exame nacional de matemática, será que podem dizer que opções tenho sem ser a de fazer o exame nacional (o qual não consigo despachar).

    • Dina said

      Poderá estar ao abrigo do DL 357/2007 de 29 de Outubro, desde que tenha frequentado um plano de estudos extinto.
      Este DL indica que quem tem o secundário incompleto, com menos de 6 disciplinas em atrazo, poderá substituir cada disciplina por 50 horas de formação.

      por exemplo:

      Tendo a disciplina de matemática do 10.º, 11.º e 12.º por concluir, deverá frequentar 150 horas de formação (por exemplo num curso EFA de nível secundário) para ficar com o 12.º ano concluido. Poderá informar-se num Centro de Novas Oportunidades perto da sua zona de residência.

      • Cristiano said

        Se eu acabar com as duas disciplinas que eu tenho em atraso desta maneira, poderei ir para a universidade?

  19. Jorge Lima said

    Eu estou inscrito num centro de formação, para obter a validação de competências ao nível do 12º ano desde agosto de 2006.
    Estou até hoje à espera de uma resposta e gostaria de saber se esta etapa do RVCC ainda está demorada.
    Com os melhores cumprimentos.

  20. Gostaria de saber onde me posso informar para além dos url’s mencionados, um local na zona de Almada / Charneca da Caparica para então realizar a minha inscriçao, RVCC, de equivalencia ao 12º ano.

  21. Dina Leal said

    Boa noite, gostaria de saber se na minha área de residência, (Albufeira) se encontra algum CRVCC, ou o mais próximo desta área.
    Gostaria ainda de obter um comentário de alguém que tenha passado pela experiência e possa dar-me uma luzinha sobre como tudo isto funciona.

  22. lurdes said

    Olha Carlos, peço desculpa pela minha ignorancia, mas também fiz o 9º ano pelo processo de RVCC, aos 50 anos, e foi esse o meu 1º contacto com o computador.Tenho-me esforçado emenso por aprender mais, mas o trabalho não me deixa muito tempo disponivel.
    De técnica etiqueta e rudeza em informática, já vi que percebes tu.
    Obrigada pela lição.

  23. lurdes said

    Olá Dina, eu fiz o 9º ano no CRVCC de Torres Vedras na Adro e achei espectacular. No que me diz respeito para mim foi fácil, embora eu tenha sido a primeira a saír, uma vez que concluídos todos os requesitos vem um avaliador de fora e se tivermos conhecimentos, passamos a ser detentores do diploma.É fácil, acho que é mais uma avaliação psicológica.
    É óbvio que temos que saber alguma matéria, mas o que não soubermos, temos o apoio dos professores.
    Se quizeres saber mais alguma coisa pergunta pois estou à tua disposição e à de todos a quem possa ajudar.

  24. Rvcc 12ºano em torres novas ou no entroncamento quando e que chega??

  25. lurdes said

    Olá, Bruno
    e calhar já existe. Já procuráste?
    Juntas de Ferguesia, Câmara Municipal, Google, Centros de Emprego etc…
    Procura:
    É um conselho, não uma critica.
    Eu também tenho que me deslocar 10 quilometros.
    Xau, beijos e boa sorte.

  26. Mário said

    Gostaria de saber que temas podemos escolher no programa RVCC,já sei que a opção fica ao nosso critério,mas eu tinha pensado em humanidades.

  27. Mário said

    porque humanidades ingloba vários temas dos quais a comunicação social é o meu preferido.

  28. rose said

    ola a todos.
    estou 1 pouco fora deste assunto, pois nao sei bem em que consiste.
    eu sou de portimao e pretendia tirar o 12 ano, isto e acaba-lo.
    sera que me podem informar, se ha limite de idade o tempo que as condicoes.

    muito obrigado

  29. ligia said

    quero tirar o 12ano como posso fazer

  30. Fernanda said

    Gostaria apenas de dizer que o processo de RVCC não é nenhum curso ou formação no qual vai existir aulas e professores. O objectivo é que os adultos demonstrem as competências que foram adquirindo ao longo da vida, para isso é necessário que tenham um perfil adequado, nomeadamente capacidade de autonomia, domínio das ferramentas informáticas, conhecimento de uma língua estrangeira e uma percurso de vida rico de experiências e aprendizagens. É um processo pensado para adultos e não para jovens adultos, por isso mesmo pretende valorizar as pessoas e não promover o facilitismo no sistema educativo português.
    Quando à demora na resposta de alguns Centros Novas Oportunidades deve-se ao facto de este ser um sistema inovador nunca antes implementado, e porque alguns Centros ainda não tem autorização para iniciar. A procura é muita e as equipas técnico pedagógicas que acompanham estes processos são compostas por poucos elementos. A todas as pessoas que se encontram à espera de serem chamados por algum CNO procurem apostar um pouco mais nas vossas competências, enquanto aguardam frequentem um curso de línguas ou de informática por exemplo.

    De facto o RVCC 12º ano não é para todos!!!

    • sofia said

      vvvvvvvvvvvvv
      Olá a todos!
      Antes demais, quero Felicitar a Fernada, foi sem dúvida, muito esclarecedora, falo por mim =)
      Claro que a interpretação é de cada um e única, mas se houve alguém que explicou a grande diferença entre toda esta polémica, onde lhe chamam de facilitismo e que na verdade representa Uma Oportunidade de Validar o que já se sabe, foi a Fernanda, Obrigado!
      Foi com alguma supresa que li alguns dos comentários !
      muito ofensivos, pouco cívicos…

      Claro que sempre houve muita desistência escolar e académicamente somos um País um tanto ou quanto ignorante,… mas tão tanto!Acreditem!
      Ainda bem que para alguns há hipótese de voltar e compreenderam que sem a Educação, a evolução é impossível.

      Aos que chamam de ‘BURROS’ pois nem conseguiram terminar o 12ºano, ou 9º que seja e agora querem-no de ‘bandeja’, …
      já pensaram por um momento que fosse, que muitos deixaram o Ensino, não por não quererem estudar ou serem ‘burros'(há excepções…como tudo!) mas infelizmente por as mais diversas razões, não o puderam.
      Este Projecto Novas Oportunidades tem muitas vertentes e o que vejo sempre evidenciado é o processo rvcc e nem a esse lhes tirem o Mérito. O 12ºano por RVCC não julguem de todo que é fácil, muito menos para adultos, que além de trabalharem, teem familia, casa para cuidar e muitas outras situações e ainda assim querem-se valorizar e voltaram a estudar.
      E acreditem ou não, para um adulto que retorne, estudar torna-se muito mais dificil, juntando toda uma vida com responsabilidades, mais o tempo adicional em que não estudaram, o que por vezes são Anos e ainda assim “Este” mesmo adulto leva muito á séria a sua Educação

      Claro que haverá sempre alguns que se aproveitarão de todo este novo sistema de Ensino, pois tem falhas, a meu ver, algumas graves, em contrapartida é uma mais valia e uma oportunidade única para os sériamente pretendem concluir desde o Básico até ao Ensino Superior, ou comprovar e validar competências que já as tenham adquiridas ao longo da vida incluído obviamente o laboral.

      E Jovens, não se revoltem tanto com aquilo que conhecem um pouco ou que desconhecem de todo.
      É inovador e conta para as estatísticas,eu sei! Para os governantes, ou maoir parte deles, somos e seremos sempre apenas meros números, mas … e NÓS?! Eu, sou muito mais do que isso e vou até onde puder e conseguir.
      e já agora, só para lembrar, existe também os +23, entrada directa no ensino superior sem secundário, pois bem! nesta área só posso imaginar o que pensarão… quero também deixar claro que as provas de acesso ás universidades, Português e a Específica são exatamente com o mesmo grau de dificuldade para todos, não há esse facilitismo que tanto falam, atrevo-me a dizer que para os adultos torna-se mais dificéis por tudo o que já referi.

      Boa Semana e vamos tentar trocar ideias e não ‘galhardetes’ ,a troca de informação é sempre uma valia, aproveitem o bom dos outros e tentem dar o vosso melhor naquilo que o outro nem é tão bom, partilhem, ensinem, e para isso não é preciso ser melhor, ‘ensinar algo assim como também aprender’ Todos sabemos alguma coisa e se alguém escreve mal, … eu também, mais do que gostaria, e dou cada erro crasso, deem um ‘Alô’, uma chamadinha de atenção, mas burros?! humm …não me parece que seja o melhor, e garanto que li algumas boas críticas construtivas, e essas sim! ajudam e muito =)

      http://europass.cedefop.europa.eu/europass/home/hornav/Downloads.csp

      Só mais um aparte ( sei que já me estendi imenso…)
      O Centro Novas Oportunidades não são Apenas Processo de RVCC’s mas imaginem-no como um ‘Portal’ para o Conhecimento e são muitas as vias. Acreditem que há imensos adultos, que embora não tenham como prová-lo, e não falo de sabedoria de vida, mas de verdadeiras competências, saibem na prática muito mais, do que aprenderam numa eventual curta ou média passagem académica. Continuando no CNO-Centro Novas Oportunidades
      Após a 1ª entrevista,segue-se a entrega do seu Portfólio Digital e apresenta as suas motivações e objectivos.
      Em conjunto com uma orientadora do CNO e em conformidade com o curriculum apresentado e perfil do entrevistado,será discutido as hipoteses e caminhos a seguir,haverá ou não um periodo de reflexão, e só entáo será encaminhado para o que mais se adequar ás necessidades e capacidades reais de cada um. Nada é feito ao acaso.

      Sem mais me despeço, e obrigado caso tenham chegado ao fim :D
      Boa Sorte e Fiquem Fortes
      Sofia

      • sofia said

        http://www.novasoportunidades.gov.pt/

        Aqui fica o site das Novas Oportunidades.
        Lá será a melhor forma de acederem a toda a informação
        na vossa região,o que podem ou não fazer e onde se dirigir
        teem contatos e link’s directos mais os mais diversos casos.
        explorem pois nesse site estão incluídas tudo quanto este Método nos pode ajudar.

        Estudar é Eterno e para todos =)

        BOA SORTE

      • Agostinho said

        Também conclui o meu 12º ano no rvcc, fiz em 361 dias, não foi fácil com filhos pequenos, mas tenho um trabalho que me orgulho,porque é a minha história!!!!
        A todos que o fizeram parabéns. Para quem o vai iniciar, força não desistam.

  31. Priscila said

    Quero muito tirar o 12 ano… onde devo encrever-me e o que devo fazer?

  32. luis said

    Bom dia, antes de mais gostaria de comentar algumas respostas.
    Acho que antes de mais a ortografia, sendo arrada ou não, nao é motivo de cruxificação seja de quem for.
    Eu tenho um problema com ortografia e nunca me impediu de saber falar correctamente ou de tirar os meus cursos ou workshops nas areas que gosto.
    alem do mais tenho apenas 19 anos e nao vejo o rvcc como uma maneira de atalhar o ensino, já me inscrevi e caso me sejam pedidas os primeiros “documentos”, o cv e uma historia de vida seram entregues sem descuido pois nao penso que seja algo que se consiga com facilidade, tbm nos é exigido trabalho.

  33. luis said

    priscilla nao tens uma associação comercial na tua cidade?
    o que deves fazer é ligr para lá e informares-te, eu moro em Braga que é a terceira maior cdde do pais de neste momento so existem dois sitios aceitar inscriçoes para rvcc:
    a tal associaçao comercial , no meu caso a de braga e um centro de formaçao que cá temos chamado mazagão.
    em alternativa é uma questao de procurares na net tal como eu andei a fazer durante um longo dia pa chegar a uma pequena referencia da associaçao estar aceitar inscriçoes.

    p.s. esqueci-me , se fores ao centro de emprego da tua area tbm te informam sobre isso. :-)

  34. Rita said

    Realmente, chego à conclusão que o crvcc não é para todos…
    estou inscrita desde 2206 para 12º e nunca mais obtive resposta!

    • Sofia said

      Olaa.
      Por acaso também estou inscrita há dois meses para tirar o 12º e nunca sequer me disseram nada :S
      Devo dirigir-me de novo à junta de freguesia?????????????????

  35. Nuno said

    Para quando o programa Novas Oportunidades para Torres Novas ou ALcanena 12º ano ?

  36. Marina said

    Sou a Marina:
    Precisava de tirar o 12ºano. Onde me posso derigir? Obrigada pela vossa atenção:

  37. petra viriato said

    Boa noite , além destes cursos para completar 12º, para quem tem o 11º ano concluido, pode tbm fazer um curso profissional,na universidade que lhe dará equivalência ao 12º, e ao nivel 4 profissional, tbm podendo, candidatar-se a um curso superior vêr em “ualg” são os CET.

  38. Tita said

    Olá, Boa noite!
    Há alguém que já esteja a fazer o 12º ano pelo processo de RVCC ou que já tenha ido a entrevista?
    Aguardo resposta p.f.
    Abração da,
    Tita

  39. Cátia said

    Caro senhor Nuno, realmente é uma pena.. Como também é uma pena não saber que o verbo “Ler” não leva nenhum acento circunflexo… Deve ser por isto que o país não anda pra frente, porque há muita gente a criticar e ninguem a ensinar quem precisa… Devia ensinar quem não sabe antes de criticar, e, pior, escrever um erro desse género que é “Ler” com acento circunflexo… =|

    Ah, também achei piada à senhora Lurdes que fez exactamente a mesma coisa.. E tem de se deslocar 10 kilómetros?! Eu para acabar o 12º ano tive de fazer 24 km todos os dias, de manhã e à noite, ou seja, 48km no total, por dia, 5 dias por semana.. O que são 10 km ?!?!?!

    Depois de tudo isto, devo dizer que tenho 18 anos agora e entrei para a faculdade este ano.. sem “Lêr” e sem 10 km…

    Realmente..

    • Rui said

      Cátia , apenas nas pouquíssimas paçavras que usaste , deu para toda a gente v^r que além de presunçosa , também és Burra.
      Beijinho
      Rui

  40. luis said

    é exactamente o que eu digo..uns matam por ter cão, e outros por nao o termos…minha cara Cátia eu nao tenho o 12º mas já tive de fazer ha volta de cem kilometros todos os dias e pergunto-lhe a si que me parece ser dos tais que no fim de curso exige o dr. no cartao de credito antes do nome, o que sao os seus kilometros comparados com os meus diga-mo por favor.
    fi-los por amor a minha area, representaçao.
    porque é que está a diminuir alguem que faz 10 20 ou trinta? sabe se as pessoas realmente tem meios para o fazer?
    eu moro nua grande cidade, não é a minha mas é grande, e mesmo assim tendo como me deslocar e apesar de gostar, custava, e eu nao tinha carro, nem tenho porque apesar da minha mãe ter dinheiro e eu nao ser o que é passar nem um minimo de fome ou seja o que for sei que para se ter algumas coisas tem que se lutar, o que nao implica ser ou nao dificil para alguem ter que fazer os tais “miseros” dez kilometros.
    eu adorava estar ainda na escola de teatro em que estava, sabe porque é que nao o posso fazer e tenho e quero fazer o rvcc:
    1-a minha mae de vez em quando, alias toddo sos anos tem um esgotamento que envolve complicar-me em muitoa vida, que chegou ao ponto de eu ter de desistir, agora trabalho nao porque precise porque podia andar a nao fazer nada e sempre com dinheiro, mas trabalho pois quero mostarr que sou capaz de o fazer.
    2- eu posso ter muitas falhas na açentuaçao,pontuação,escrita mas sei quais as minhas capacidades e gostaria de um dia me sentar consigo a tomar café e discutir os trabalhos de alguns autores,e discutir a sua vista sobre o mundo.
    3-eu quero porque sim nao tenho outra maneira de o fazer e a vida ensinou-me imenso.
    nao me venha é com esses julgamentos pois isso trata-te no tribunal, acredite que eu sei quase com certeza que tem ou teve a vida tao facilitada quanto eu mas olhe para dentro de si veja como somos tao diferentes, sim todos nos julgamos os outros, mas com qu direito? eu ate neste comentario a julguei mas todos os fazems,existem e diferentes maneiras de o fazer.
    obrigado e boa noite alguem que necessite de alguma informaçao ou ajuda para o rvcc para os lados do norte está a vontade, eu tbm estou ca para isso tal como tda a gente parto eu do principio. :-)

    • laura said

      olá
      vou dizer só umas palavrinhas se me permite.
      Estou agora a começar o rvcc do decimo segundo ano e,gostaria que me ajudá-se a compreender o que realmente pedem.já fui á primeira aula e falamos um pouco sobre o assunto mas ainda não sei bem como começar.

  41. luis said

    e o pais nao amda para a frente simplesmente porque para 90% da populaçao a unica vida que conheçem é a volta dos seus umbigos, nao é por causa de pontuaçao.é que como eu falho a pontuar sou um fraco, um fracassado nao sou ninguem nao é?
    meu deus…enfim…eu acho que nem vale a pena comentar …
    p.s.
    peço desculpa por algum eventuale muitos erros meus mas eu escrever sei simplesmente estou é as escuras e sao cinco da manha…estudar textos para representar tambem é algo ke exige cabeça, junte-se a mim um dia destes futura sra doutora(sem ofensa). cumprimentos

  42. claudia said

    gostava de saber a k horas e on~de poderei tirar o 12 ano trabalho e saio as 20 h

  43. lurdes said

    Pois é Luis, essa menina Cátia que me chamou senhora. Bem pode fazêlo, porque eu tenho 51 anos e sou uma mera empregada de limpeza, e não admito que nenhuma miúda dos papás me menospreze.
    Não estou aqui para ser dura com ninguém, mas a minha ideia era ajudar, uma vez que já fiz um processo de rvcc.
    De qualquer dos modos obrigada pelas correções, humilhações(tentativa fracassada).
    Sabes Luís? Tens um sentido de humor muito giro. Mas é mesmo verdade que tomavas café com ela?

  44. isa_vaz said

    Só escrevo para pedir uma informação à Dona Lurdes a quem desde já dou os meus parabens por ter conseguido o diploma! CONTINUE!:)

    Sabe dizer-me se o Processo de RVCC foi transferido da Escola José Saramago(Mafra) para a Infantaria(na lateral esquerda do Convento)?? É que esta é a informação que tenho, e realmente fui lá inscrever o meu companheiro mas disseram-me que seria em regime laboral o que achei estranho:?

    Ah!Gostei do seu comentário Sr. Luís à menina Cátia que apesar de ter entrado este ano na faculdade de certeza que se fosse pelo processo RVCC na disciplina de Cidadania teria chumbado! Já viu a sua sorte menina Cátia?!?!

    É verdade! Não se esqueça de agradecer aos seus pais a disponibilidade que lhe deram para acabar a escolaridade! Sim porque não sei se sabe há muita gente que tem que ajudar a família e não pode fazer 48km por dia para estar com os amigos, ir a festas, passear a roupa nova e o Ipod!(se calhar o caso dos seus pais?)

    FORÇA PARA TODOS O QUE QUEREM INICIAR ESTE PROCESSO!!!!
    E não se esqueçam que podem entrar na universidade pelo processo +23!!!

  45. luis said

    sim com certeza senhora lurdes….+a a minha maneira,uma das,de explorar o mundo por asim dizer.
    tenho 19 ans mas sou alguem k procura sempre entender-me com todo o tipo de pessoas epercebre como sao e pk o sao, tenho amgs de tdoo o tipo e espécie sendo ate uma das minhas mekhores amigas um senhora com 65 anos..e porque? simplesmente porque sei que em termos de entendimento a idade ou o tipo de pessoa não é barreira, e se me permite a ousadia, dá_me um tremendo gozo “sentar-me com pessoas comoa nossa cara doutora”.
    e mostrar que as coisas mais bonitas que ela pinta sao so ilusoes…..

  46. Ana said

    Estava a ler e sinceramente o que me provoca arrepios não é a falta de formação das pessoas, até porque estas mesmas pessoas que deram erros estão a tentar progredir decidindo dar continuidade aos estudos. A mim o que me arrepia é a pouca educação de quem decide criticar em vez de ajudar, só revela o pouco nível que tem.
    Sinceramente acho bem que as pessoas decidam voltar a estudar, acho é que deveria haver uma melhor formação por parte de quem gere este tipo de ensino. Informem-se nos centros de emprego, juntas e câmaras sobre os cursos ,embora esteja demorado no quye toca a quem quer o 12º ano

  47. Marco said

    Olá…
    Inscrevi-me no RVCC no Distrito de Vila Real…. Sou do Peso da Régua e gostava de saber se me sabem dizer algo como por Ex. se já começou, se me tenho que dirigir a algum lado!
    Se alguém souber diga algo!
    Obrigado

  48. Lius Almeida said

    Eu gostaria de saber quais são as matérias a serem avaliadas para RVCC, de equivalencia ao 12º ano. E onde posso adquirilas. Se alguem me poder esclarecer, ficaria grato.

  49. Tenho 54 anos e conclui este ano o 9ºano no programa RVCC.
    É uma excelente oportunidade para quem tem experiência de vida e não estudou quando era jovem.Sem nos dar-mos conta,temos muitas competências que foram sendo desenvolvidas ao longo da nossa vida.
    Agora vou inscrever-me para o 12º ano.
    Aconselho a todos que que façam o mesmo.

  50. lurdes said

    Olá Isa
    Desculpa só agora responder mas o tempo não tem sido muito, dado as diversas ocupações que tenho.
    O processo de RVCC não passou para a Escola José Saramago,mas está a começar lá também.
    Vou começar dia 22 o 12º ano, junto com a minha filha de 33 anos.
    Por aquilo que pude averiguar, vai ser diferente uma vez que vai ter aulas, com uma carga horária de 18 horas semanais, e tudo isto pós laboral.
    Não sei se ainda há matrículas, mas é uma questão de irem lá saber.
    Boa sorte para ambos.

    Para o Lius Almeida
    São 3 áreas chave: cidadania e profissionalidade
    sociedade, tecnologia e ciência
    cultura, língua e comunicação
    e adquirem-se ao longo da vida com as experiências que já tiveste.
    Força

  51. lurdes said

    Sabes Luís
    Conserva essa tua forma de ver o mundo. É muito bonita.
    Quanto a mim penso que já atingi o estatuto (51 Anos) de apenas me dar com quem vale a pena ( tomar café)
    Só lamento que haja tanta distância entre nós, porque acho que gostaria muito de te ter como amigo.

    Nunca discutas com um estúpido
    1º ele arrasta-te com ele
    2º ele ganha-te em experiência

    Deu-me vontade de te enviar este pensamento que li algures e que se aplica, a certo tipo de gente.
    Abraços amigos

  52. PEDRO said

    Mas o pessoal so vem para aqui reclamar ou discutir como se escreve? seja como for, Deus vos ajude…

  53. Isabel Guerra said

    Sabem dizer quando vai começar o 12º ano para o Porto?
    Ja ouvi falar em tantas datas.
    Será que é em Novembro deste ano?
    se souberem de alguma coisa, mandem noticias.
    Bj
    para todos

  54. Sandra said

    Nuno (dia 23 de Maio), relamente é pena que as pessoas não saibam “lêr”. No meu dicionário, “ler” não leva acentuação.
    Inscreve-te ! Ainda vais a tempo !

  55. joao said

    tenho 18 anos e gostava de continuar os estudos mas tinha de ser de noite pois trabalho de dia…
    onde m posso dirigir

  56. lurdes said

    Nunca discutas com um estúpido
    1º ele arrasta-te com ele
    2º ele ganha-te em experiência
    Olha Sandra
    Leste o que escreveu o Pedro?
    Isto também se aplica a ti, ou só tem valor quem escreve correctamente, os teus pais ou os teus avós sabiam ler?
    Alguma vez deixaram de te por comida na mesa por isso?
    Sabes que nem todos tiveram oportunidade de estudar?
    Um pouco mais de Humildade não ficava mal aos jovens deste país!
    Põe os olhos no Luis, tem só 19 anos. tenta ler com olhos de ver e sensibilidade. Verás que a vida nem sempre é fácil.
    Abraços.

    • laura said

      olá Lurdes
      As suas palavras fizeram-me arrepiar. Grande mulher é a senhora. Tambem vou começar o 12º espero ter a força que a Lurdes tem.

  57. lurdes said

    Olá Isa
    Fui ontem à escola e ainda dá para se matricularem.
    Abraços

  58. luis said

    bom…olá :-)
    eu ja fui á acb para ver como são ou não as coisas e adivinhem?
    devo memo estar a receber a carta para as dua “provas” necessarias para puder ou não fazer o rvcc.
    e adivinhem de novo? estou literalmente cheiinho d mdo porque não sei exactamente o que me espera :(
    bahhhh..
    e já agora proveito para dar um abraço espeitoso á sra lurdes.

  59. lurdes said

    Olá Luís
    Aceito o teu abraço de bom grado. Adoro ter amigos.
    No meu trabalho, todo o mundo adora a senhora da limpeza.
    Eu também já fiz o trabalho, é acerca de duas experiências da nossa vida, que nos tenham dado competências. Não precisas ficar nervoso, é só puxares pela imaginação.
    Todos nós temos uma história para contar. Todos nós sabemos coisas que às vezes nos surpreendem a nós próprios. É tudo uma questão de deitar cá para fora.
    Sei que vais conseguir facilmente, pois és um menino com imaginação e com uma cabeça muito boa.
    Felicidades para ti, do fundo do coração.
    Tudo de bom.
    Abracinhos.
    Lurdes

  60. Maria José said

    Caros cidadãos
    À procura de informações sobre um determinado assunto saiu-me este blog e acabei por ler algumas intervenções. É de facto lamentável o desconhecimento apesar de todos os meios à disposição. Permitam-me sugerir o seguinte: E se em vez de perguntarem uns aos outros, fossem directamente às entidades competentes, pois são elas que têm que fornecer todas as informações. Isto se os nossos governantes tivessem todas as respostas (o que não acontece nesta questão especificamente), garanto-vos. É que para eles este processo RVCC 12º está no início, como tal com todas as falhas e possíveis ajustes.
    Assim, o que vos posso dizer é que se documentem com o que está disponivel no site do ministério da educação, que foi o que eu fiz. Lá podem retirar o Referencial Chave onde está tudo explicado no que diz respeito às matérias. São 3 grandes áreas que vão ter que desenvolver.
    – Cidadania e Profissionalidade
    – Sociedade Tecnologia e Ciência
    – Lingua, Cultura e Comunicação

    Na 1ª têm que adquirir 16 créditos e nas outras 2 mais 14 créditos para cada.

    Dito assim parece muito complicado, mas se lerem o referencial vão perceber tudo, inclusivé tem casos práticos.
    E vocês só vão mesmo ver valorizadas as competências desenvolvidas ao longo das vossas vidas, que concerteza são muitas, especialmente para os mais velhos.
    Outro local para perguntarem são os Institutos de Formação Profissional das vossas áreas.

    São “eles” a quem devemos questionar e não uns e outros.

    Já agora posso dizer-vos que estou quase a terminar o 12º. Como estava atenta desde que o nosso 1º- José Sócrates anunciou estas medidas, faço parte do primeiro grupo.

    Cumprimentos e boa sorte a todos.

  61. catarina said

    Andava eu à procura de alguns comentarios relativos ao RVCC e deparo-me com este site, espero não dar erros ortograficos, pois já vi que aqui existe gente disponivel pra nos apontar o dedo,e não para ajudar realmente quem precisa de ajuda e informação sobre todo este processo.
    É de lamentar que em vez de se ajudarem mutuamente, so ofendam e critiquem, não deveria ser um sitio de troca de experiências? Será que alguem que nasceu ensinado, pois é se algum de vós que aqui está para criticar esta neste processo, entao deve estar mal, pois o processo é uma reflexão sobre a vida, sobre a aprendizagem,e o aprender é constante e não algo que termine após o termino de um curso.
    Um bom dia…

  62. susana said

    ola gostaria que me informassem selguem concluiu o 12º ano atraves das novas oportunidades? como funciona e que carga horaria tem…obrigada

  63. isa_vaz said

    Obrigadissíma D.Lurdes pelas informações prestadas.
    Força para o 12ºano!

  64. lurdes said

    Olá Susana.
    A mim custa-me a acreditar que alguém já tenha terminado ou esteja a terminar o 12ºano, porque aqui na zona de Lisboa ainda está tudo um bocado embaralhado.
    O que te posso dizer é que existem 2 coisas diferentes, os RVCC e as EFAs.
    O 1º deve ser bem mais fácil a ajuizar por aquilo que me dizem colegas minhas, que andam na zona de Loures.
    O 2º é nas Escolas, (onde vou tentar fazer) e por aquilo que me foi dito em algumas das reuniões que já tivemos,é que vai ter uma carga horária pesadíssima.(na casa das 4000 horas)
    Mas ainda assim é de tentar.
    Xau
    Beijos e abraços para os meus amiguinhos.

  65. Cátia said

    Olá Colegas!
    Aproveito este espaço de diálogo para responder a algumas questões relativas à existência de um Centros Novas Oportunidades (CNO) na região de Ourém, Fátima, Torres Novas, Alcanena, etc. Sou formadora de RVCC nível Secundário e trabalho no CNO de Ourém, cujas instalações são na Insignare (Escola Profissional de Ourém). Os interessados em obter qualificação de nível secundário (equivalência 12º ano) podem inscrever-se no nosso Centro.
    Subscrevo o que a colega Fernanda diz sobre o processo “O objectivo é que os adultos demonstrem as competências que foram adquirindo ao longo da vida, para isso é necessário que tenham um perfil adequado, nomeadamente capacidade de autonomia, domínio das ferramentas informáticas, conhecimento de uma língua estrangeira e uma percurso de vida rico de experiências e aprendizagens” (…) sem haver associação ao facilitismo, sendo os cursos de formação de adultos (entre outros) uma alternativa ao processo RVCC-NS.
    Os melhores cumprimentos!

  66. Olá. Concluí em Maio dese ano o 9º ano no programa RVCC, e tenho de dizer que adorei.Gostaria de continuar e fazer o 12º ano, mas a minha dificuldade está em nâo saber nenhuma língua estrangeira, e por isso decidi parar por aqui.Tenho 49 anos e tinha apenas a 6ª classe, isto porque os meus pais nâo tiveram posses para eu estudar e assim comecei a trabalhar aos 12 anos.Por isso deixo aqui uma mensagem, quem quiser inscrever-se neste programa que vá em frente, pois nâo é nenhum bicho de sete cabeças.

  67. Isabel Silva.como disse antes concluí o processo em Maio deste ano. gostaria de saber se já previsôes para a entrega dos diplomas.

  68. luis said

    sei que está fora do contexto ro rvcc mas gostaria apenas de perguntar se alguem sabe algo sobre as unidades capitalizaveis.
    estive em busca de informaçoes, talvez para um melhor sistema de apredizagem porque devido á minha vida torna-se complicado um sitema de estudo normal por mais triste que isso me deixe pelo que sei que existe aqui em braga uma escola com esse tipo de ensino mas tenho o decimo ano feito , se tendo o ano feito se realmente se torna diferente o meu caso.
    aproveito para de novo deixar um abraço a amiga sra lurdes.

  69. lurdes said

    Olá Luís
    De unidades capitalizaveis não sei nada. Mas posso-te dizer que hoje telefonei para outro Centro Novas Oportunidades ( no qual me encontrava Pré inscrita) e gostei muito mais do que ouvi, do que na Escola.
    É no processo de RVCC e não precisas de ir lá todos os dias, informa-te na tua zona, pois Braga também deve ter.
    Lê o que a Cátia (formadora)escreveu e vê se não é mais interessante. Não pares de ver o que é melhor para ti.

    Vitorioso não é aquele que vence os seus inimigos, mas o que se vence a si mesmo, dominando os seus vícios e medos, superando os seus defeitos.
    Beijinhos e abraços para o meu amigo Luís

  70. luis said

    cara lurdes , encontrei hoje algo que poderá ser vsito como algo resolucional para os meus problemas e devido a minha vida é capaz de ser o melhor e mais habitizante para prosseguimento de estudos.
    vou saber hoje se nesta altura ainda tenho vaga para o seguinte:
    um curso geral como 10º,11º e 12º por modulos em rgeime nâo presencial, ou seja posso estudar e são marcadas este ano lectivo tres alturas para os fazer. em cada uma das fases fico com um ano concluido, acabando assim no fim do proximo ano lectivo o 12º.
    ja me disseram que exige muito trabalho e estudo mas estou decidido a que tal aconteça além de que como ja tenho de ha algum tempo o 10º ano feito tenho equivalencias para quase todas as disciplinas deste curso na primeira fase.
    so tenho é receio de pegar no telefone e tentar saber algo por parte da escola.
    em relação ao para amiga Lurdes, torna-se complicado, no ultimos 15 dias tenho andado com a cabeça em agua, liguei para o cirep, para o ministyerio de educaçao e para a direcçao regional de educação do norte sem resposta por parte de ninguem, somos criticados por tudo e por nada mas quem supostamente estaria lápara nos elucidar não ajuda.
    curiosamente foi um sr. muito simpatico que é tecnico de rvcc que me ajudou atraves do email, adicionei-o no messenger e ajudou-me a ncontrar a melhor resposta além de que quando fui á tal escola para me inscrever e saber se havia vagas para o meu curso, antes de me dirigir a secretaria fui ter ao gabinete de um sr. responsavel pelas novas opurtunidades e que apesar de saber que que eu encontrei como resposta o tal curso que encaixa na filosofia novas opurtunidades nem no programa ajudou-me em tudo quando eu queria saber.
    hoje mantem-se o nervosismo por aina nao saberda tal vaga.

  71. luis said

    e sem poder falatar um bjnho de braga e um abraço lisboeta para a srª Lurdes

  72. luis said

    ah e sim a verdade é que ja se iniciaram turmas de rvcc, algo experimental, pelo menos aqui em braga sei que sim…

  73. luis said

    minha amiga lurdes agora já não tenho 19 anso, estava a ler os nossos e outros comentarios acima e agora ja completei os 20, verdade seja dityta que apenas ha uns dias.
    no dia mundial dos animais lol

  74. Manuel said

    para os interessados no concelho de gaia e arredores têm o
    Centro Novas Oportunidades
    Rua de General Torres, n.º 572
    entre as nove da manhã e as nove da noite

  75. lurdes said

    Olá Luís
    Fiquei muito feliz por saber que já tens alguma forma de resolver o teu problema.
    Já sabia que já tinhas 20 anos porque ao passar os olhos por um blog á cerca do RVCC de Braga ( no intuito de te tentar ajudar) vi o teu nome e pelas respostas achei que eras tu.
    foi aí que viste que podias fazer por módulos?
    Não tenhas receios de nada, tem muita força porque sem sacrificio não se tem nada.
    Beijos e abraços liboetas para o meu amigo Luís de Braga
    MUIIIIIIIIIITA FORÇA
    Não imaginas o que fiquei de contente!

  76. lurdes said

    Luís
    Não sei o que fazer quando este blog terminar eh eh eh !!!…
    Até parece que não tenho mais nada para fazer, depois de andar todo o dia a limpar um estúdio de televisão, no qual é gravado um programa todas as semanas.
    Mas vou prosseguir.
    Então fizeste-me ir ver quando era o dia mundial dos animais?
    Vês como é bom ter amigos. Hoje já aprendi mais uma coisa.
    Lembrei-me de um pensamento que li algures:

    É preciso termos em mente que a tragédia da vida não está em não atingirmos o nosso objectivo.
    Não é uma calamidade morrermos com sonhos por realizar, calamidade é não sonhar.
    Pecado não é fracassar, pecado é não sonhar.

    Tudo de bom para ti
    Força

  77. luis said

    amiga Lurdes de igual modo lhe deixo os meus desejos de felicidade, um objectivo concretizado deixa-nos mais perto dos nossos sonhos, vamos lá ver se com isto fico mais perto deles mas com certeza que sim e ainda consegui com a iniciativa de tirar o 12º por módulos, uma amiga a tentar seguir o mesmo caminho tal como uma prima.
    alem de que me faz sentir bem que ao sugerir o rvcc á minha mãe que tem perto de 60 anos e ás minhas tias elas realmente começaram a pensar em faze-lo, ou seja o bom tambem é saber que de alguma forma consegui afectar de uma boa forma as pessoas á minha volta.
    srª Lurdes não diga o Luis de Braga. :-)
    posso morar cá mas pertencerei sempre a Lisboa, foi ai que nasci e morei um bom par de anos e apesar de gostar razoalvemente de Braga não é minha intenção permanecer cá muito mais tempo.
    vá dando notícias srª menina.
    caso não tenha percebido :-)
    o srª menina é porque é sempre bom saber que ainda exitem pessoas com a sua cabeça. Parabens

  78. lurdes said

    Olá luís
    continuo imensamente feliz com tudo o que se está a passar contigo.
    Também gostei dessa de sra. menina, és um doce de menino.
    Queira Deus que as pessoas que fores encontrando no teu caminho te deem o valor que tu mereces.
    Sabes, eu tal como tu já consegui influenciar os meus amigos a irem fazer o 12º, seja de que forma for. Aliás, alguns até fui eu que os inscrevi.
    Dificil é obter respostas que correspondam às necessidades e disponibilidade de todos, mas tudo se há-de arranjar.
    Desculpa ter (dito) Luis de Braga mas eu pensei que curtias muito viver aí, mas também penso que para concretizares os teus sonhos Lisboa possua um melhor e mais deversificado mercado de trabalho.
    Muita merda
    Beijos

  79. Cristina said

    Olá a todos agradecia que alguém me informa-se na zona de Almada onde posso tirar a equivalência do 12º.
    Pois já tirei o 9º ano á 5 anos atrás.
    Mas tenho um horário de sair ás 18:30.
    Aguardo uma resposta vossa.
    obrigado

  80. luis said

    sra. lurdes não se preocupe pareçe-me estar tudo a seguir o caminho mais correcto, apesar dos solavancos que espero pelo caminho lá vou chegar, e onde pergunta-se, já sei para onde vou prosseguir com o ensino superior :-)
    estou apenas indeciso entre ir para a escola superior de educação de coimbra para tirar teatro e ensino ou para o porto estudar linguas com vertente ensino de inglês.
    obvio que lisboa não está fora de questão:-)

  81. Elisabete said

    Olá a todos!
    Vou fazer o RVCC, através da net, porque vou trabalhar para Angola, como vou ter acesso aos trabalhos pretendidos?

  82. carmen said

    É possivel fazer o rvcc 12º por correspondência?

    obrigado

  83. carmen said

    ola.
    Fiz o rvcc do 9ºano, agora inscrevi-me para o 12º ano.
    Estou cheia de vontade, até porque gostava de ir muito mais além.

    Neste processo 12º ano estou um pouco confusa, será que alguem que esteja inscrito poderia partilhar informações? Comecei por fazer uma autobiografia, desenvolvendo varios pontos como: percurso vida pessoal e social; percurso escolar e formativo; percurso vida profissional. E agora? como Prosseguir? A grande diculdade é que só estou com a orientadora de três em três semanas, torna-se muito complicado? Será que os processos são todos iguais?

  84. Ana said

    Olá!
    Já estou a fazer o meu portfolio e para a semana tenho de ter a minha autobiografia concluída queria que me ejudassem pois não sei o que fazer na introdução.
    Obrigado

  85. olá boa tarde gostava de saber se o 12ºano no rvcc já está a funcionar.Quais os requesitos?

  86. Bom dia,
    Tenho duas disciplinas do 11º ano por concluir e consequentemente uma do 12º, as restantes já fiz e com notas razoáveis, tenho 20 anos, a minha dúvida é se fizer o RVCC 12º terei possibilidade de me candidatar ao ensino superior no próximo ano lectivo, mesmo que tenha que fazer um exame de prova especifica referente a área a que me candidato.

    Obrigados,

    Manuela Sapateiro

  87. Rosa V. said

    Olà
    Pela 1ª vez estou a passar por aqui e acabo de ver que tenho muitos colegas, tambem estou em RVCC para o 9º ano, um sonho que tinha de infançia que não pode ser realizado, porque naquela altura era preciso trabalhar para ajudar nas despesas da casa, não é como agora que os nossos filhos só não estudao se nao quiserem.
    Mas derivado a ter pouco tempo, estou a sentir que não me surgem ideias para realizar o trabalho final e o dia do jurí está quase.
    Serà que temos aqui colegas que terminaram o 9º ano que me dessem algumas ideias
    Mto Obrigada e Beijos para todos

  88. boa noite a todos…eu keria akabar a escola porke antes nao tive oportunidade eu so fiz ate ao 8 ano gostava miuto de akabar…alguem me pode ajudar??gostava de ter informaçoes obrigada
    micaela_correia87@hotmail.com

  89. Ricardo said

    ola ouvi falar das novas oportunidades so tenho o 7 ano gostava de acabr os estudos ate 12 ano alguem podia ajuar dando-me informaçoes onde me posso deslocar , moro em carnaxide , muito obrigado o meu mail é sagiodaniel@hotmail.com

  90. Joana said

    bem eu to no RVCC -12º ano e nao sei como vou conseguir abordar os temas em primeito lugar CP, alguem conhece um trabalho já realizado para poder tirar ideia da sua estrutura.
    Beijokas
    Joana

  91. lurdes said

    Vou deixar de escrever aqui!
    Estou revoltada!
    foi-me feita uma grande injustiça!
    Adeus Luis
    Felicidades e beijos para todos os que de alguma forma se manifestaram, a favor e contra mim.
    Valeu, aprendi muita coisa!

  92. Claudia said

    Carmen: Pedia-te uma ajuda: tenho uma amiga que está a iniciar a sua autobiografia e não sabe bem como começar. Tens algum indice ou alguma listagem de temas de que falaste? Obrigada.

  93. António said

    Olá a todos:
    Estive a ler atentamente as vossas questões, e achei-as até muitobem colocadas. Precisamos na realidade de mais ajuda no início crvcc – 12º ano.Como disse a amiga Joana e o amigo Ricardo, precisávamos realmente de um portofólio já elaborado e que servisse de ponto de referência sómente.Julgo eu que o que custa é começar, porque depois muita coisa vem á memória.Também estou inscrito e tenho muitas dúvidas em como iniciar. Bem… penso que as Novas Oportunidades a nível de formadores ainda não estão sólidas em Portugal e os que iniciam este processo é que vão ter todas as dificuldades.
    Mesmo assim, aconselho vivamente todos os colegas terem muita calma e não perderem as esperanças. Vocês conseguem.Vamos á luta, porque sem ela nada se faz.

  94. António said

    Olá Rosa:
    não tens um bom acompanhamento de formandos? Tenho a certeza que eles são pessoas espectaculares e estão prontas a ajudar-nos. Qualquer dúvida e desde que esteja ao meu alcance, pergunta, ok?

  95. Rosa V. said

    Olá António
    Sabes foi td mto rápido fui logo reconhecida a tudo
    Mas só me disserao fáz um trabalho á tua escolha para apresentares ao jurí, mas atenção que tens de conhecer o tema mto bem
    Olha fiquei baralhada com o que fazer, nem sei por onde começar
    Um abraço

  96. António said

    olá Rosa.
    Quando é que vais ser presente ao júri?
    O trabalho que te pediram para fazer não foi em função de um livro que tenhas lido?

  97. Boa tarde
    Pretendo terminar o 12º ano e peço que me enviem informações acerca dos cursos de equivalência ao 12º ano. Muito obrigada.

  98. bm dia tenho o 12º ano incompleto do curso tecnoprofissional de desenho falta matematica 12º ano e gostava de saber como posso concluir para ir para a faculdade para psicologia ou direito,obg

  99. João Ferreira said

    Olá a todos e um bom ano de 2008!
    Estou inscrito num CNO para o nivel secundário em Lx. Já foi feito o acolhimento assim como uma série de entrevistas no respectivo centro de modo a ser aferido o meu perfil.Em meados de Dezembro fui informado que tinha perfil para iniciar o processo pelo que deveria aguardar por um contacto, não existindo ainda uma data estimada para o efeito.
    Até aqui tudo bem, gostaria de perguntar se alguém tbm se enconta nestas condições ou alguém que eventualmente já tivesse passado esta face, qual foi o tempo que esperaram desde que foram assinalados como aptos até ao inicio do processo ?
    Obrigado desde já pelas possiveis informações.
    Joâo Ferreira

  100. A.F.Lopes said

    Caro, João Ferreira, não fiques ansioso, as coisas processam-se dessa for. eles apenas estão à espera que tenham pessoas para se formar uma turma. logo que isso aconteça eles entram em contacto contigo. abraço

  101. João Ferreira said

    Caro amigo A.F.Lopes, muito obrigado pela sua informação.
    Espero bem que rápidamente sejam encontrados outros candidatos com o mesmo perfil do mesmo por forma a se formar a turma.Vamos ver é se não demora mais 6 meses!!!!
    Cpts
    João Ferreira

  102. carmen said

    Bom dia Claudia.Peço imensa desculpa por nao ter lido o teu comentario, em relaçao à autobiografia, se ainda precisares entra em contacto comigo ok. (babu.70@hotmail.com), e , para quem estiver a ler os comentarios gostava de trocar ideias aos q estao inscritos para o 12º.beijinhos

  103. Ângela said

    Boa Tarde.
    É a primeira vez que venho aqui, andava à procura de alguma coisa ligada ao RVCC 12ºano e encontrei esta página.
    Eu estou inscrita para fazer o 12ºano no centro de formação profissional de Tomar para a zona de Abrantes, mas ainda não me chamaram.
    Por acaso não há ninguém por aqui na mesma situação que eu? Para a minha zona, que era para saber se estava muito demorado se não.
    Cumprimentos a todos.

  104. Hélder Príncipe said

    Olá a todos. Tenho a frequência de 10º Ano de Escolaridade. Estive cinco anos na Tropa em Mafra a estudar à noite. Os serviços e o part-time tiraram-me a vontade de «marrar», mas sinto a importância do 12º Ano. Inscrevi-me no Ano Lectivo 06/07 e depois no 07/08 no RVCC-ESCOLA PRÁTICA DE CAVALARIA e nada… Peço por este meio informações disponíveis para conclusão do 12º Ano. Obrigado.

  105. ANDREIA BENTO said

    OLA,
    EU SOU ANDREIA BENTO, TENHO O 9º ANO, E JA DEI O NOME PARA O RVCC EM MAFRA. GOSTARIA DE SABER PARA QUANDO ESTÁ PREVISTO COMEÇAR O RVCC. ORIGADO

  106. Olá a todos.
    Quero deixar aqui o meu testemunho para os indeciso. Tenho 48 anos e tal como muitos de vocês, também eu, não obtive a escolaridade que desejaria, não por vontade própria, mas devido às dificuldades financeiras da minha familia.
    Fiz um processo de RVCC, recentemente para concluir o ensino básico (9º. Ano), já que apenas tinha duas disciplinas (Inglês e História)por fazer.
    Foi um processo muito gratificante e enriquecedor,não tanto pelas aprendizagens, dado que não senti grandes dificuldades, mas pelas vivências entre candidatos, técnicos de RVCC e formadores.
    A viagem às nossas experiências de vida e às aprendizagens obtidas foram o máximo, um sentimento indiscritivel. O meu dossier? Um trabalho que executei com muito carinho e sentimento, o qual, irei partilhar com muitos outros candidatos, uma vez que me foi pedido pelo Centro de Novas Oportunidades que frequentei em Lisboa, para autorizar que fosse fotocopiado para servir de modelo.
    Gostei tanto deste processo que já estou inscrito e iniciei recentemente o processo de RVCC para concluir o ensino secundário.
    Vale a pena, acreditem

  107. Maria said

    OláEstou inscrita nos RVCC desde Maio/07. Mas porque só tenho uma disciplina do 12º ano em atrazo,(Matemática)ainda não começei a frequência do mesmo. Isto em virtude do Menistério da Educação ter criado alternatvas ao processo normal existente e praticamente já aqui descrito por muitos.Gostava de saber se alguêm tal como eu continua á espera se tem alguma informação mais aprofundada sobre o assunto, tal como horários previsão de inicio. obg.NB. o CNO onde estou inscrita tb. ainada não me conseguem dár nenhuma informação em concreto.

  108. óla pessoal! estou a frequentar o processo Rvcc de 12ºano,estou quase no final, é assim o proceso é trabalhouso mas todos nós temos competências, desde já deixo aqui a minha força a todos os que pensam frequenta-lo,ao frequentar este processo tenho tido algumas barreiras pela frente, mas com a minha força de vontade tenho vindo a ultrapassa-las, por isso deixo a mensagem a todos força, lutem pelos vossos objectivos, todos nós somos capazes. Boa sorte a todos

  109. boas tardes!! navegava na net, até que me deparei com este site, reparei que mts de voces estirvram com o mesmo probelema que estou agora… dificuldades em acabar o 12 ano ou algo do genero…!! tenhu 19 anos e tirei um curso numa escola secundária, i fiquei i ate tirei notas raqzoaives mesmo nunca pegando minimamente nos livros, porém chegei ao fim do 12 ano, i tenhu 3 anos de matemática por fazer… na minha escola era para abrir um curso que possibilitava acabar o 12 ano mesmu com os treas anos de matematica por fazer… porem nao abriu!!! tou farto de pesquisar mas todos os cursos que encontro ou pedem o 11, ano (que nao tenhu por causa da matematica) ou entao so cursos que tenhu k ir po decimo outra vez.. alguem me pode ajudar com imformacoes uteis??é que ando me a passar tou com uma vontade enorme de entrar nun curso para desta vez ser mesmo a sério so que nao encontro nada minimamente viável alguem me pode ajudar??

  110. gostava que alguem me pudesse esclarecer…. sobre esta oportunidade, fico a espera de noticias !! cumprimentos a todos!!!

  111. Daniel said

    O melhor que cada um de vós tem a fazer é mesmo colocar todas essas questões às equipas dos Centros Novas Oportunidades que, certamente, terão uma solução para cada caso em particular, assim elas estejam legalmente estipuladas e clarificadas. Poderão encontrar os CNO’s que existem no país em http://www.novasoportunidades.gov.pt/rvcc.aspx .

    E, por favor, pegando naquilo que se foi dizendo acerca da qualidade da escrita, tratem bem a língua portuguesa: é essencial na vossa futura certificação. Boa sorte para todos.

  112. gostava de me escrever como posso fazerespero k me deem uma resposta

  113. Sofia said

    Lurdes,

    Pena é teres ficado com o 9º ano e não saberes escrever requisitos…

  114. Boas,andei no ensino recorrente e terminei todas as cadeiras menos biologia,logo tenho o 12º ano praticamente feito excepto uma disciplina,prentendo entrar na ESMAE pois sou musico e gostaria de tirar um curso superior na area da musica,as inscriçoes sao agora no mês de março.Tenho alguma alternativa neste momento de maneira a que me possa candidatar ainda este ano?

    Obrigado,
    Nelson Ferreira

  115. Marco Loureiro said

    Boa tarde. Gostaria de saber como posso inscrever-me no CNO como formador? Obrigado.

  116. gostaria de exemplos de autobiografias

  117. Ana Santos said

    Gostaria de saber como posso inscrever-me prara dar formaçao nos CNO e tb saber informações sobre RVCC secundário na fase a seguir à História de Vida.

  118. nubia said

    gostaria de saber,se imigrantes podem fazer esse curso RVCC porque penso en me emigrar para ai,e estou fazendo o eja aq no brasil que e o mesmo RVCC,se posso continuar ai com o RVCC ,obrigado pela atencao,BOA NOITE…

  119. Carlos said

    Boa tarde;

    Tenho 38 anos, desesti dos estudos bastante cedo, mais concrectamente após ter terminado o meu 6º ano, era um bom aluno mas naquela època optei como muitos naquele tempo, em iniciar a minha vida profissional, hoje sou um dos muitos empresários existentes neste País que se sentem (coxos) face a ter uma formação muito enriquecedora que foi dada pelo percurso de vida percorrido,mas que no meu entender me faz reconhecer que para me sentir uma pessoa realizada preciso de tirar um curso superior, mas ao mesmo tempo que penso fazê-lo, logo desisto, pois estamos a falar de muitos anos de ensino embora a vontade seja grande.
    Gostava de saber qual a forma mais rápida e eficaz de terminar o 12º ano para de imediato dar entrada na universidade para um curso superior.

    Grato pela atenção, aguardo uma resposta.

  120. Ola, eutenho 42 anos, tou acabar o rvcc equivalencia ao 9ª anos. E estou amando e quero continuar e queria uma formaçao que desse equivalencia ao 12ª ano.
    Se souberem de alguma formaçao me digam ok?
    Bjs e boa sorte

  121. carla said

    Gostaria de saber se alguém foi a juri. Tendo tido as sessões numa escola normal.Conta-me como foi. Obrigado

  122. carla said

    Esqueci-me de dizer 12º ano.

  123. Fátima said

    Olá, tenho 54 anos estou inscrita no rvcc equivalência ao 12ºano, gostava de saber se alguém já começou as sessões, ainda não fui chamada.Obrigado

  124. aline said

    boa noite..sou´de chaves pois gostaria de ter informações sobre os novos cursos…pois é urgente!aguardo resposta

  125. Olá Carla, fiz o 9º ano através do rvcc, a sessão de juri foi apresentada por todos os professores e um juri do exterior. Ele vai vêr o teu trabalho e dara a sua apreciação, assim como todos os professores. No fim terás o teu certificado do 9º ano.Beijos

  126. Gostava de saber como é o processo rvcc do 12º ano, podem-me informar?

  127. Boa Tarde

    Tenho o 12º Ano Incompleto

    No meu tempo, eram 3 disciplinas, agora pelo novo regime são mais.

    Pelo meu regime apenas me falta a matemática. Gostava de saber se agora com as novas oportunidades é necessário fazer todas as outras, ou apenas a que me falta.Que escola em Braga devo derigir-me

    Gostava de seguir gestão!!

  128. Boa noite!

    Eu tenho o 12º incompleto…há 4 anos!!!..falta-me fazer o francês e infelizmente como faltei ao exame de matemática também chumbei…como tirei o curso tecnológico de administração tenho a hipótese de pedir equivalência para métodos, mas continua a faltar o francês :S!

    Tenho tantas dúvidas!!
    – Onde posso dirigir-me para pedir equivalência, se for o caso
    – Quem me pode informar de mais Universidades com regime pós laboral para além da ISCAL,curso de gestão (públicas)
    – Quais as escolas que tem regime pós laboral, onde possa concluir as disciplinas em falta e fazer melhoria.

    Já fui a um centro de novas oportunidades, mas disseram-me que primeiro tinha que me inscrever e depois diziam-me as saidas que tinha,o que eu acho mal estar a inscrever-me num sitio que não sei se é solução para mim, pois se existem escolas com regime pós laboral, não posso chegar lá e inscrever-me??? Só falta saber onde :s

    Obrigada!!!
    Andreia, 21 anos

  129. carlos matos said

    eu gostava de poder tirar o 12º ano atraves das novas oportunidades, mas tenho um problema que passo a cita-lo:
    eu sou do destrito de aveiro, concelho de ovar , mas trabalho a quatro anos em lisboa e gostava de poder me inscrever num centro de formação de novas oportunidades aqui em lisboa para poder frequentar um curso que me de equivalencia ao 12º ano . sera q

  130. carlos matos said

    sera que isso é possivel ou não? gostava de obter respostas para esta via email (cmvmatos@gmail.com)

  131. carlos matos said

    ps: o curso seria frequentado num horario pos – laboral

  132. Gostaria de saber se quem completar o 12º, recebe um diploma ou um certificado?

  133. Flavia said

    ola…
    eu gostaria de receber a informação da existência de cursos que dessem diploma e equivalência ao 12ºano . a minha situaçao e a seguinte: frequentei o 12º ano nas não o completei pois tenho matemática atrasada desde o 11ºano quer dizer também acabei o 10º com negativa de 8..-
    obrigado pela vossa atençao e espero receber noticias em breve

    comprimentos

  134. ola,queria saber mais sobre estes cursos,eu nao consigo completar o 12ºano pois tenho a disciplina de historia por fazer e nao a consigo terminar,é possivel completar a escolariedade fazendo so essa disciplina ou de novo o 12ano ou tenho que começar do 10ºano outra vez?

    obrigada!!

  135. Eu já fiz o 12ºano nas Novas Oportunidades no Crisform da Marinha Grande e estou muito contente,
    aliás tambem fiz lá o 9ºano tudo isto isto num ano. Tenho 55 anos.
    Agora quero ir para a universidade.
    Inscrevam-se e vão em frente.

  136. Jorge said

    Descobri este livro.
    Simples e com muitas ideias a explorar.
    Ideal para quem está no processo RVCC.

    Uma óptima obra de ajuda e consulta.

    DISPONÍVEL EM:

    http://WWW.LULU.COM/content/1894774

    Bom trabalho.

  137. Armando said

    Olá a todos os que merecem.

    Estou francamente desiludido com tanta falta de carácter, especialmente duma tal “Cátia”, que tem que ser tratada desta maneira, já que, é uma garota e não tem moral para criticar seja quem for.

    Já agora aproveito para vos dizer que tenho 58 anos e estou a fazer o EFA Escolar – NS, ou seja é idêntico ao RVCC, tem as três áreas chave CP, STC e CLS, mas tem a particularidade de ser acompanhado diariamente por formadores e por conseguinte tem uma carga horária diária de cerca de 3horas e a duração aproximada de 15 meses.

    Aproveito para desejar a todos muita sorte, e que esta formação vos seja proveitosa de futuro.

    Espero não ter erros ortográficos para não ser crucificado.

    Fiquem bem

    Armando Jorge

  138. ola boa tarde,gostaria de saber se na zona de albufeira existe algum centro de novas oportunidades,e se existir se da para ser pos laboral?aguardo uma resposta obrigada

  139. alexandre said

    olá boa tarde! precisava de saber o que era preciso para acabar o 12º ano,se este projecto das novas oportunidades era o mais indicado pra mim,visto eu ter o 11º incompleto, ou se é mais rentavel eu estudar a noite? esclareça me e ja agora mande me o k é preciso a nivel de documentos para as duas situações….sem mais um abraço ass:alexandre

  140. tenho 37 anos e quero fazer o 12º ano tenho o 11º ano, onde tenho de me dirigir para me inscrever, as inscrições ainda estão abertas?.

  141. rosa said

    boa tarde, inscrevi me pra tirar o 12º,há pouco tempo fui chamada pra uma entevista na qual fiquei interessada nestes seguintes cursos, de secretariado,curso de informatica ou ingles.
    mas também me disseram k iria ter uma bolsa, mencionei também k teria disponibidade pra tirar essa dita formaçao num horario das 8h as 5h da tarde.a minha duvida agora é esta?eu estou colectada ., e estes cursos k mencionei tem bolsa?o estado financia me em alguma maneira pra minha formaçao profissional. o k me financia me na realidade, terei direito a algo, senao terei k desistir, claro com muita pena minha, obrigado.

  142. pinto said

    estou a tentar fazer o meu rvcc do 12º mas nao sei como fazer se alguem puder ajudar obrigado

  143. ola sou o jose estou a trabalhar em espanha (badajos)e gustaria de saber qual o centro mais proximo para poder fazer o rvcc12º pos laboral

    muito obrigado

  144. esperança said

    ola! terminei o 12ºano e gostaria de saber se posso tirar um curso profissional sem ter de ir para faculdade? agradecia que respondesse.

  145. esperança said

    ola! terminei o 12ºano este ano e gostaria muito de continuar a estudar, mas sera que posso tirar um curso sem ter que ir para faculdade? agradecia a resposta urgentemente.

  146. Tiago said

    ola!chamo me Tiago frequentei o 12ºano ficando por concluir apenas a disciplina de matematica A e para conseguir obter o diploma de 12ºano preciso de concluir esta disciplina.As minhas perguntas são as seguintes:como posso obter equivalencia ao 12ºano com cursos online ou será que posso pedir diploma do 12ºano faltando apenas uma disciplina dizem que não é possivel mas gostaria de confirmar isto.Agradecia resposta,preciso deste diploma urgentemente.Muito Obrigado a quem me tentar ajudar esclarecendo as minhas duvidas

  147. francisco said

    Olá a todos,já tirei o 9ºano no CNO da Cenatex-Porto, e foi excelente e agora estou a tirar o 12º o qual não é muito fácil mas com esforço tudo se consegue e não vale a pena encontrar desculpas para desistir, porque para desistir não vale a pena fazer a inscrição. Apostem no vosso futuro.
    Um abraço a todos os meus colegas do 12º na Póvoa de Varzim.

  148. Graça said

    estou inscrita em RVCC 12º e também existem várias falhas…
    Nomeadamente na aquisição de portáteis.
    Não é cumprido por parte da operadora fornecedora os portáteis quando questionadas mandam-nos para as distribuidoras.
    Que eu saiba e por força de Lei a assinatura de contratos é feita pelas operadoras isto é livrarem-se de responsabilidades.

  149. Pois eu estou na mesma situaçao de mts.(ainda estou a espera que me chamem para CNO).
    Tenho o 9ªano e quero tirar o 10ª,11ª,12ª, em qt tempo se consegue para estes três anos?
    Pergunto:quais sao os cursos para dps nos seguirmos?
    Sera que temos os computadores?
    (sim eu sei erros,enfim é para ser rapido,peço desculpas).

    mt obrigado

  150. Fátima said

    Boa tarde a todos!

    Gostaria de saber se alguém me pode ajudar nos temas “Cidadania” e “Urbanismo”

    Estou com algumas dificuldades neste assunto.
    Se houver alguém que me possa ajudar eu ficarei eternamente agradecida.

    Fátima

  151. Luis said

    Boas noites, venho novamente e após imenso tempo aqui escrever sobre todo o meu “processo” que veio de facto culminar em aceitação em RVCC há poucos dias.
    efectuei ha mais de um ano a inscrição em novas opurtunidades, na altura com intuito de rvcc mas veio-se a verificar a nivel pessoal que seria mais enriquecedor terminar estudando á noite por módulos.
    o curso escolhido foi ciencias sociais e humanas que se veio a revelar uma escolha errada.
    o meu intuito e sem qualquer tipo de intenção de atalhar era terminar o 12º pois a area pela qual pretendo proseguir é dentro do meu mais profundo conhecimento.
    no entanto as pilhas de fotocopias e materias de estudo foram apareçendo e combinaram com uma subita mudança de emprego e uma outro ocasional acção como promotor.
    consegui terminar grande parte e a maioria das disciplinas, no entanto as que em nada estam relacionadas com a minha area permaneceram por fazer por desmotivação pelas mesmas apesar do tempo dispendido ter sido igual para todas.
    este ano lectivo aquando da necessidade de inscrição a minha situação face ao emprego mudou sendo que abrange agora grande parte do dia e porções da noites em alguns dias o que impossibilita EFA seja de um ou outro modo e ensino nocturno por unidades.
    na mesma escola onde estava informei-me sobre EFA apesar de tudo e apesar do meu horario carregado lá acabei por me decidir por EFA em periodo nocturno pois de alguma forma o iria concluir e com o meu melhor esforço.
    no entanto disseram-me que o CNO onde me tinha inscrito anteriormente ainda é detentor dos meus dados de inscrição ou seja não podia inscrever-me em EFA de forma alguma naquela CNO sem transf do 1º.
    ainda me foi dito que a minha primeira inscrição um ano e pouco antes ainda estava em diagnostico….
    dirigi-me ao 1ºCNO extremamente indignado e curioso…educadamente questionei sobre toda aquela situação…
    apenas no dia seguinte era possivel falar com o meu tecnico pelo que com algum custo arranjei tempo para lá ir…falou comigo até certo ponto sempre indirectamente pois lá andavo o recepcionista para tras e para a frente e eu apenas pedia uma simples trans para outro centro apos me explicarem o que se tinha passado.
    perguntou-me pelas minhas qualificações e anos concluidos e trabalho assim que veio ter comigo e indicou-me logo RVCC de secundario a começar no final deste mês.
    aceitei de imediato pois a minha vida assim tambem me limita e creio que de facto o tecnico percebeu a minha enorme vontade de estudar e estar qualificado nesse sentido pelo que vou iniciar no final deste mês o meu processo. tudo isto após um ano completamente lacerante para mim devido a escola nocturna e ao emprego qu a meio mudou mas vou conseguir finalemnte terminar o 12º.

    duvidas relativamente a rvcc no Norte podem perguntar e tentarei responder da melhor forma.

    deixo tambem cumprimentos para a minha cara amiga de postagens aqui, Lurdes

  152. Joaquim Alberto said

    Queria saber se a Escola do Ensino Básico das Árvores em Vila Real tem programa das Novas Oportunidades para o 12º ano. Obrigado

  153. mateus said

    sera que era possivel fazer esta formaçao fora de portugal?
    obrigado pela a informaçao se alguem souber

  154. Li os vossos comentários do Processo RVCC onde alguns com mais erros ortográficos, outros com menos erros, outros sem erros todos são interessantes.
    Digo-vos tenho 58 anos frequentei a escola primária dos 7 aos 11 anos fiz a 4ª classe, adorava estudar mas por dificuldades financeiras dos meus pais, não foi possível, mas o bixinho ficou,no passado dia 12 de Julho fui a juri e fiz o 9º ano sem dificuldades apresentei um Dossier que não me envergonho,agora inscrevi-me para o 12º vou tentar portante meus amigos não desanimem.

  155. Olá!Estou a acabar o 9ºano no RVCC em Vilela Paredes.
    Mas agora queria muito tirar o 12ºano também no RVCC, agradecia resposta.

    Obrigado…

  156. Olá Eva Barbosa, se está a acabar o 9º ano, e quer tirar o 12º ano pelo mesmo processo RVCC, então não desanime e peça informações junto dos seus Formadores OK.
    Eu tirei em Aljezur – Algarve e foi junto deles que tive informações e fui me inscrever para 12º ano estou á espera,está um pouco atrasado porque a procura foi muita.

  157. joaquim said

    boas…
    eu tenho matematica de 10º,11º e 12º ano por fazer…ja tentei fazer á noite, por exame, e nao ha maneira de conseguir fzer a disciplina…agora quero ir pra fculdade, e nao posso…quero inscrever-me nas novas oportunidades, e nao tenho horario, pk trabalho das 3 da tarde ate as 10 da noite…so tenho a mamha livre….alguem me pode ajudar?

  158. Lete said

    Boa noite!

    Andei por aqui a “vasculhar” sobre o que vocês escreveram, pois eu também estou inscrita para fazer o 12º ano, fiz o 9º pelo mesmo processo, e gostei, não achei muito complicado!agora estou á espera de começar, enquanto espero gostaria de saber se algum de vocês já fez, e se me podia dar algumas “dicas” para eu ir adiantando….eu sei que é muito trabalhoso, por isso se alguem me poder ajudar! agradeço tá?

    P.S. fiquei surpreendida por haver tanta gente interessada, mas com tão pouca informação.
    beijos para todos

  159. francisco said

    olá Lete, aqui é o Francisco e em resposta ás tuas dúvidas digo-te que não é dificil fazer o 12º, é preciso muito trabalho de casa e se fizeste o 9º pelo mesmo processo então fica mais fácil, pois aproveita o trabalho do 9º e completa a autobiografia que te pedirem ajustando os temas seguindo uma ordem de raciocinio.
    Um abraço, Francisco da Póvoa de Varzim.

  160. jaime de almeida madureira said

    Boas oportunidades é o que eu acho sobre este programa, pois quem perder as novas oportunidades agora não sei se terá outra oportunidade tão vantajosa para o momento em questão. ou seja paraos novos desafios que se nos vão deparar a partir do momento em que toda a U.E.- vai entrar em recessão e consequentemente vai haver mais competitvidade com mais gente e por conseguinte mais dificil. não sei se estou a ser claro?

  161. Sameiro de Braga said

    Estou desempregada,mas estou a trabalhar em plano ocupacional, queria muito tirar o 12º. ano, pois fiz o 11º. mas falta a matemática,poderão dizer-me onde me posso inscrever cá em Braga para regime pós laboral?Não queria deixar passar esta oportunidade, pois tenho 47 anos e cada vez é mais dificil arranjar emprego.

  162. mARIA ROSA said

    ola dina queria lhe dizer que em albufeira existe o centro novas oportunidades na bussola q que pertence a santa casa e ai pode se inscrever p concliur o 12º ano tchau tb estou a espera .

  163. Jorge said

    Boas,
    Não sei se é o local certo para colocar esta duvida, mas aqui vai.
    Estou incrito no processo de rvcc 12º, já tive algumas sessões de esclarecimento, mas continuo com muitas dúvidas. Alguem me pode dizer em relação aos temas, quantos tenho de validar. Posso escolher vários contextos, ou tenho de os fazer todos ou posso optar por escolher os contextos, por ex. privado ou prof.?
    Agradecia que me dessem uma ajuda.

  164. estou a procura do sitio que posso ir me inscrever para fazer o rvcc ao nivel de 12º, na areas de tecnologia ,e fazer alguma coisa em informatica e hardware e rede de informatica .sou electricista em pratico quero preencher esse vazio estou a espera da resposta

  165. Luis said

    Boa tarde Lurdes (de Braga), existem locais cá em Braga nos quais pode de facto inscrever-se para o processo de Rvcc á noite.
    Aconselho-a a passaar na escola secundaria Alberto Sampaio e dirigir-se ao gabinete das novas opurtunidades. Verá que encontra a solução para a sua questão.

    Cumprimentos

  166. susana silva said

    ola! sou da marinha grande e queria saber quais os locais ou escolas que teem programa das novas oportunidades para acabar o 12ºano.obrigado

  167. Alexandra said

    Se quer concluir o 12.º ano pelo processo RVCC de uma forma rápida, contacte rvccsecundario@live.com.pt para receber mais informações.

    Os portfólios são elaborados por formadores de secundário segundo o CNO no qual está inscrito, de uma forma personalizada, simples, via online.

  168. david lima said

    lol :D
    ha aqui meninos e meninas que sao um lol
    e no meio deles um ou dois que sao um bom exemplo..
    e assim se compoe uma sociedade :D
    nao meti til ops…

  169. sandra said

    Olá,moro em Rio Maior sou casada e tenho uma filha que esta no 6º ano estou desempregada.Gostaria que a sr. Lurdes de Lisboa pudesse dar resposta para mim.
    Gostei imenso de si é uma mulher cheia de força e de coragem e assim é que tem vencido na vida. Boa!!!!!!!
    Quero perguntar se foi muito difícil fazer o RVCC ?
    Eu estou inscrita em dois lados para os cursos EFA em Santarém.
    1º é no Isla de Santarém.
    2º é no Centro de Emprego de Santarém.
    Já estou inscrita desde Março de 2008 mas estou farta de estar a espera que me chamem.Já lá foi imensas vezes mas a resposta é sempre a mesma; “tem que esperar”.
    O que resolvi fazer!
    Foi a Escola Secundária de Rio Maior e inscrevi-me no RVCC; pensei vou tentar aqui onde moro pode ser que chamem.
    Bem, nesse mesmo dia que me inscrevi telefonaram para casa a noite.E eu já toda contente que tinha conseguido alguma coisa.
    Mas…….. tinham telefonado para dizer que eu já esta inscrita em Santarém e não podia inscrever-me ali,teria que anular as inscrições lá em Santarém para poder inscrever-me ali.
    Fiquei triste e pensei bem vou esperar mais um tempo.
    Agora ultimamente tenho pensado tenho que tentar outra vez.
    E estou então a pensar em anular as outras inscrições lá em Santarém e tentar o RVCC.
    Bem,o que queria era os cursos EFA o curso de Auxiliar de Infância pois tirei um curso nessa área e queria imenso ir por esse caminho mas………
    Ás vezes desanimo precisava que alguém me desse essa coragem que a sra Lurdes tem.

  170. francisco said

    Olá a todos os candidatos a fazer o 12º ano nas novas oportunidades. Já conclui o processo e digo-lhes que é muito simples, ao contrário do que parece no inicio e depois de fazerem a primeira descodificação, é um salto até ao júri.
    Nunca desistam de um sonho, pois esse sonho concretizado pode abrir muitas portas.
    Força a todos e se precisarem de alguma dica……
    Francisco, Póvoa de Varzim

  171. Olá Sandra, sou Júlio Rodrigues casado, tenho dois filhos (um casal) uma vida muito agitada em termos profissionais, familiar, pessoal e social. Com o meu 6º ano projectei aumentar as minhas habilitações, através do processo RVCC das novas oportunidades primeiro conclui o 9ºano ultimamente estou a frequentar para concluir o 12ºano. Em relação á pergunta que deixas-te no ar à sr. Lurdes permite-me que transmita a minha opinião.
    Se o processo é difícil? Não torna-se aliciante pomos em prática a nossa experiencia de vida, adquirimos mais conhecimento em todas as áreas possíveis, fazemos amigos.
    Em relação á tua inscrição nas duas instituições não te preocupes, pensa o que é melhor para ti e opta por uma sem anular a outra. Isto vale tudo menos ficar parada. “O ditado diz-nos quem quer sempre consegue”.
    Força amiga…

  172. Paulo Miguel said

    Olá, Comecei este mês a frequentar as Novas Oportunidades para concluir o 12ºAno.
    Disseram-me que vou ter que frequentar um curso de Inglês de 50 Horas e fazer um RVCC.
    Alguém me pode dizer o que isso é? e como se faz?
    Estou um pouco confuso…não sei se desisto…
    pmiguel@gmail.com

  173. Maria said

    Quais as habilitações literárias que são atribuídas a quem tiver equivalência ao 12º ano das novas oportunidades?
    Ficam com as mesmas de quem queimou as pestanas anos e anos?Ou têm equivalência ao 12º ano de burrice.
    Na verdade quem tem culpa destas anedotas é o governo e não as pessoas que tudo fazem para uma vida melhor.

  174. Aires Rodrigo said

    Boa noite.Tenho 19anos e quero ir para universidade,mas o meu problema deve ser o d quase todos.MATEMÁTICA.
    “Acabei o 12º ano mas com negativa a matemática,poderia eu candidatar-me há universidade desde que a disciplina com a qual me pretende-se candidatar não fosse matemática?A mim foi-me dito que sim desde que não fosse especifica de candidatura,caso não seja verdade com posso acabar o 12ºano através das novas oportunidades?Volto a repetir que me tenho apenas negativa a matemática….
    Aguardo uma resposta.

  175. ZMSS said

    Olá a todos.Estou iniciando o processo RVCC para conclusão do 12ºano e gostava de saber
    como se processa a sessão de juri para atribuição do diploma.Obrigado.

  176. ola a todos
    tenho 20 anos, e so tenho o 9ºano concluido, gostaria de saber como e onde poderei encontrar escolas profissionais para poder o curso de psicologia e ou turismo.
    ando as voltas aqui na net e nao consigo encontrar nada nem mesmo nas novas oportunidades.
    se me puderem dar uma ajudinha agradecia imenso.
    aguardo respostas
    obrigada

  177. Carla Martins said

    estou em espanha gostaria de completar o 12 ano posso ?
    se poder digam como me inscrevo

    • titta said

      hola Sandra.
      eu tb vivo em espanha e tb gostava de saber se sera mais facil fazer atraves do programa espanhol ou portugues.
      se sabes alguma novidade, por favor diz-me alguma coisa…

      gracias

  178. maria said

    olá sandra,

    Não sei se já consegiu a inscrição que pretende.

    Tenho informações que lhe podem ser úteis.

    Diga se ainda precisa.

  179. maria said

    Boa tarde Joaquina,

    É importante saber em que zona do país reside.

  180. Rosa Seco said

    Bom Dia, eu Rosa seco estou inscrita a mais de um ano, e estou a espera de fazer o RVCC 12º ano, e gostaria de saber porquê é que da escola do Montijo não mandam para a escola da Moita, a minha inscrição. Se me pudesse ajudar, ficaria muito grata, aguardo a resposta via email, Obrigada .

  181. Arquimedes said

    Boa noite ,sou o Arquimedes e gostaria muito de tirar o 12ano mas não sei por onde começar,o que devo fazer?

  182. Arquimedes said

    Oi sou o Arquimedes e gostaria imenso de tirar o 12ano.Por onde eu devo começar?onde devo ir?

  183. Vera Lopes said

    Ola, sou a vera e gostaria de fazer o 12 ano, em Mafra, como posso fazer para me inscrever…
    Obrigada..

  184. bea said

    Não devemos condenar ninguém, nem os que dão erros nem aqueles que não dando erros ferem na forma como os denunciam é outre forma de errar. Concluíndo ninguém é perfeito.Sou formanda do curso:Técnico de controlo alimentar – curso efa-ns em Lamego. Meus amigos também já não sou menina, tenho 49 anos mas como dizia alguém ” A juventude não é um espaço temporal mas sim um estado de espírito” mas prezo para tudo aquilo que faça saír bem feito.E não custa dar uma vista de olhos sobre aquilo que estamos a escrever e emendar.Li muita coisa que tenho a certeza as pessoas sabem escrever mas a pressa é inimiga da perfeição.Temos que reconhecer os nossos erros, já é uma batalha ganha na tentativa de os melhorar.Já tenho cinco meses de curso. Adoro no entanto exige muito esforço e tempo para pesquizar, complementar matérias dadas.É como díz o ditado “não é pera doce”. Um beijo a todos e não esqueçam: “nada se alcança sem trabalho”

  185. bea said

    MARIA esta resposta é para ti.De todos os comentários lidos, notei, um pouco de egoísmo(queimando as pestanas…).
    Sabes é que nem todos tiveram a sorte de poder queimar as pestanas a estudar, muitos tiveram que as queimar a trabalhar para dar de comer aos filhos.Não faças juízo dos filhos dos pobres, mas sim dos filhos dos ricos que pela vida fora estudaram em bons colégios, sem nunca queimarem pestanas nem nada que o valha, e são doutores.(esses sim doutores da burrice).Transmite palavras de coragem, pois não penses que é fácil voltar à escola depois de tantos anos de inércia mental. Os cursos e falo por experência própria, não são tão facéis como muita gente pensa, pelo menos para mim, que tento dar sempre o meu melhor.E se conseguir terminar o 12ºano sei que o mereci pois trabalho para isso e quem sabe talvez ir para a faculdade.Realizar um sonho à muito adiado pois também sou filha de pobres.Termino lembrando a declaração dos direitos do homem “Nascemos todos iguais…”. Os berços é que são diferentes:uns são de ouro,outros dormem no chão.

  186. Manuel Pinto said

    Depois de ter lido alguns comentários acima descritos, não me restam dúvidas, estamos mesmo na cauda da Europa!
    Os autores da maior parte dos referidos comentários não sabe sequer escrever e, querem equivalência ao 12º ano através da via mais rápida e fácil. Também não é para admirar, num país que, tem um Primeiro Ministro que diz ser engenheiro e que na realidade não o é, não me surpreende que, ele mesmo, tenha sido o autor deste projecto que dá pelo nome de RVCC. Será que, essa gente que já tem equivalência ao 12º ano através desse sistema, não se sente envergonhada e até algo frustrada por ter obtido algo em meia dúzia de meses e, que em condições normais demoraria
    no mínimo doze anos a obter? Se não sentem vergonha deviam sentir! Quem é o empresário que, em seu perfeito juízo, emprega uma pessoa dessas na sua empresa? Só se quizer levar a empresa à falência. Tenham vergonha e vão mas é para a escola.

  187. luis said

    Boas tardes, venho mais uma vez deixar aqqui um comentario…..já me encontro na fase final de RVCC faltando apenas a apresentação a juri visto já ter tido um feedback extremamente positivo sobre o meu PRA.
    Não concordo com o que foi dito relativamente ao processo ser facil.
    É complicado perceber em parte o que de facto se prentende por vezes, no meu caso não foi facil mas assim que se percebe tudo se torna mais facil, é um facto.
    Já agora, para o caro EX. Manuel Pinto, talvez o diga porque conseguiu facilitadamente o que pretendia a nivel de estudo..para a maioria não é essa a realidade…devo dizer-lhe que completei tres decimos anos todos com sucesso e apenas os fiz pois tinha dificuldade de escolha…
    Gostaria tambem que soubesse que apesar de ser jovem e uma excepção no RVCC com certeza as empresas em que trabalhei não faliram…isto talvez para seu grande desconsolo SR.Manuel.
    No entanto em todas elas tive tarefas que incluiam tarefas de grande responsabilidade…processamentos salariais, despedimentos e apoio á administração….além de muitas outras formações técnicas…..portanto como vê o seu tão precioso comentario é apenas um fragmento de aquilo que vulgarmente se denomina “dor de coto”…..sim com certeza “marrou” muitos anos…mas eu tambem o fiz..mas tambem tive de trabalhar mais para chegar onde cheguei… Espero que não se sinta ainda mais ofendido com o país “decadente” quando lhe disser que tenho apenas 21 anos e que pretendo tiver um curso superior em relações internacionais…..

    P.S. lamentavelmente a pressa não me permite corrigir erros..espero que não sejam um incomodo para os seus sensiveis caprichos.

  188. bea said

    Boa noite a todos. Olha Luís estou de acordo contigo no recado ao nosso amigo Manuel e não deixo de lhe acrescentar mais algumas achegas tais como:o amigo Manuel até pode ter uma boa formação académica, mas formação cívica tem pouca. Na minha modesta opinião o amigo Manuel deveria voltar à escola para aprender um pouco de ética e moral pois está- lhe a fazer falta para complementar a sua personalidade, presumo até que deve ter poucos amigos pois neste emaranhado global onde estamos todos metidos, mesmo aqueles que após muitos anos voltaram à escola, já é uma vitória tentarem saber mais, e mesmo dando erros e frases não complementadas, temos que incentivar as pessoas e lembrando o velho ditado, “pratica e serás mestre”, estaremos a contribuír para uma melhor resposta no decréscimo do analfabetismo português(esse sim envergonha toda a gente).Quanto às falências das empresas não sobrevivem só com quadros superiores, todos são precisos numa equipa de trabalho.
    (Desculpe o “amigo Manuel” pois tenho pena que em pleno séc.XXI, ainda existam preconceitos desta espécie).

  189. celia gameiro said

    sou a celia sou do concelho de ourém. estou interessada em fazer 0 12 ano… para melhorar as possibilidades de emprego para um futuro melhor… como posso fazer para me inscrever? obrigada.

  190. luis said

    Olá cecilia…bom pode dirigir-se -á escola profissional de ourem
    – ao agrupamento de escolas de ourem
    em qualquer um destes locais poderá fazer a sua inscrição.

  191. Antonio Soarers said

    principalmente para o Sr.Manuel Pinto e os demais colegas…

    Ao Sr. Manuel Pinto quero responder como sendo um bom defensor da democracia, penso que é muito preconceituoso, ou a sua auto- estima encontra-se bem elevada.
    Concordo quando refere que existe muita gente que quer ver certificado as suas competências para obter o 12ºano através do RVCC, mas para isso realmente terão de melhorar muito o português escrito, assim como outras áreas mais, nomeadamente no dominio das ferramentas informáticas,então sugiro tirarem cursos do editor de texto mais usado nos windows “WORD”.
    Sr.Manuel Pinto!não sei sua idade, mas não acha que é feio desdenhar das pessoas alheias.Na minha terra diz-se “quem desdenha quer comprar”, até me custa acreditar que você um homem culto, superior á maioria dos colegas aqui postados acredita que o Sr. EngºSocrates não é engenheiro!Será que comprou o canudo?É isso, ele comprou o canudo e actualmente está a exercer funções de estado como 1ºMinistro de Portugal!por favor deixem-se de tretas, o Sr. Socrates é um grande Homem, tomara muitos como ele, pois se preocupam com pessoas que não tiveram oportunidades em tempos outrora, por diversos motivos, e hoje podem ver seus valores reconhecidos através dos CRVCC.
    Para as pessoas que pensam que este processo Rvcc 12ºano é clicar os dedos e já está, retirem essas ideias das suas cabeças, este tipo de projecto é nomeadamente destinado a pessoas com experiência de vida e de certa forma estejam actualizados e com todo o mérito possam ser reconhecidos esses valores,não é para comparar o mais nem menos dificel que outras modalidades de se tirar o 12ºano, mas sim o merecimento.Concordo não esteja ao alcance de todos, são para certas pessoas que se enquadrem nesta modalidade.
    Eu quero desde já dar força ás pessoas que querem ver seus desejos e sonhos concretizados, se então o 12º ano é uma perioridade em seus sonhos, então vá não desistam!
    Eu tenho actualmente 36 anos, e em 2006 só tinha o 7ºAno de escolaridade, actualmente tenho o 12ºano,tenho formações ao nivel 3 desde contablidade geral, passando pelo office, até nos dias de hoje fazer criação de paginas de web dinâmicas, com conhecimentos de linguagens tipo htlm,xhtlm,java,php e outros.
    digam lá não é fantastico o que o SR.EngºSocrates fez por mim!ups perdão!não me lembrei, é somente Sr.Socrates.

    um abraço e força para todos!!!!

  192. ZMSSS said

    Á atenção do sr.Manuel:
    O seu comentário foi de uma infelicidade tremenda.Pessoalmente estudei até ao 11ºano(tenho 43 anos)e estou neste momento a meio do processo RVCC secundário para terminar o 12ºano.Se lhe interessa saber,não sinto vergonha,sinto orgulho.O srº. é que devia sentir vergonha em colocar comentários desse nivel.

  193. Ricardo Vaz said

    Boa noite, tenho o 9ºano e gostava de saber de saber informações sobre o RVCC!
    Temos que saber bem linguas?
    Obrigado

  194. luis said

    Boa noite Sr Ricardo Vaz…sim de facto terá de fazer uma demonstração de conheçimentos numa lingua estrangeira á sua escolha.

    Cumprimentoss,

    Luis

    • Ricardo Vaz said

      Obrigado pela informação.
      E isso e logo no inicio, ou temos aulas?
      Obrigado

      • luis said

        Não tem aulas sobre o assunto, atéporque o objectivo principal não é ter “aulas” como indica.
        É apenas demonstrar conheçimentos adquiridos tal como na lingua estrangeira.
        No entanto os exercicios são simples e tem o apoio necessario no momento, tente apenas recordar a lingua que escolher ou até mesmo dar uma vista de olhos sobre alguma materia de Inglês de forma a reavivar a memória.
        Quando iniciei o processo essa sessão de lingua estrangeira era dada no final mas creio que agora é logo de inicio.

    • Ricardo Vaz said

      Obrigado
      Continuo um pouco confuso!
      Quando me for inscrever tenho que levar todos os documentos pedidos?
      Amanhã vou a tal sessão de esclarecimento:

      • luis said

        Sim se vai á sessão de esclarecimento creio que precisa de levar o que lhe solicitaram…pode tambem dar-se o caso de não lhe ter sido solicitado nenhum documento e ai vão lhe pedir que faça um resumo sobre a sua historia de vida..mas se ainda vai apenas á sessão de esclarecimento não se preocupe com as linguas.

  195. Maria said

    Olá.Tenho 46 anos e gostaria imenso de fazer o 12º ano.Infelizmente deixei de estudar quando concluí o 11º ano. Fui forçada a ir trabalhar por motivos familiares. Sinto-me um pouco frustrada por não ter concluído a escolaridade porque até era uma aluna razoável. Ao ler os vossos testemunhos fiquei com imensa vontade de também concluir o 12º ano.louvo todos vós alguns até já “cotas” como eu e que tiveram força de vontade para seguir uma etapa outrora interronpida! Na verdade nunca é tarde para se recomeçar algo! Obrigada!

  196. Maria said

    P.S. salvo interromper.

  197. claudia said

    sou de évora tenho o 9º ano e gostava de tirar o 12º ano nas novas oportunidades mas tenho 20 anos e disseram me que nao dava.que posso fazer?obrigado

    • luis said

      Boa tarde Claudia.
      Chegou a fazer alguma disciplina de 10º, 11º ou 12º ?
      caso tenha feito e só lhe faltem até seis disciplinas pode fazer formações modulares de forma a “cobrir” as disciplinas em falta.
      Pode, caso tenha apenas completado o 9º fazer um curso de formação de jovens pois ainsa não tem 21.

      Que razões lhe deram para não estar apta ao rvcc?

      eu tenho 21 e estou a terminar o processo, além de que iniciei o processo poucos dias apos completar 21 anos.

  198. Tânia Barreiro said

    Sou de queluz e gostaria de saber quando começa o o processo de rvcc para o nível secundário ( 12º ano ) , no centro das novas oportunidades no Pendão em Queluz .

  199. claudia said

    obrigado luis.onde posso tirar um curso para jovens?é que eu trabalho.

    • luis said

      Caso tenha um horario que o permita tambem existem horarios nocturnos de curso. Mas od cursos a que me refiro são os chamados profissionais.
      Mas como disse anteriormente gostaria so que me disesse o que e que disseram quándo disseram que não podia tirar o RVCC?
      é obvio que existem excepções e no seu caso se trabalha esse excepção devia existir.

      • claudia said

        ola.so fiz mesmo o 9º ano nao fiz mais nada.disseram me que tenho de ter mais de 3 anos de trabalho

  200. claudia said

    ah e so tenho o 9º ano.

    • luis said

      Então o melhor dependendo do seu horario será melhor apostar num curso profissional mas tem mesmo que verificar horarios para puder balancear com o trabalho.
      Ou mesmo estudar no recorrente por modulos e pode tentar concluir o º num ano mas é necessario estudar bastente e ter uma dedicação bastante alargada.

  201. sónia Goncalves said

    olá boa noite estou a tirar o rvcc 12º ano em vila pouca de aguiar tenho k entregar o meu portfólio em julho e nao sei como construi-lo. tenho os trabalhos todos feitos e corrigidos mas estou com serias duvidas em coonstrui-lo será que me podiam ajudar se poderem mandar-me um exemplar façam-no para o seguinte e-mail:abc_def86@hotmail.com
    Muitissimo obrigada
    Sónia Gonçalves

  202. Guilhermino said

    Olá Dona Sónia espero não estar a ser ousado ao estar a meter-me no meio da conversa, é que eu estou a comecar e ainda estou ás aranhas porque isto de passar para o papel é muito complicado.
    espero encontrar ajuda e ir em frente.
    Sou da zona de Abrantes.

  203. Helena said

    Olá,

    Tenho 38 anos, trabalho, e o 12º ano incompleto, fiz 2 disciplinas, e na altura ficou-me a faltar uma para acabar, mas……..começei a trabalhar e os estudos ficaram para traz.

    Agora estou com vontade de concluir o 12º, mas estou baralhada e nao sei como fazer, alguem me pode dar uma opinião.

    Obrigado

    • luis said

      Pode fazer formação modular… cada 50 h de formação modular irá substituir uma disciplina em falta até ao máximo de 6 disciplinas.

      • Helena said

        Olá Luis,

        Então no meu caso o melhor seria mesmo fazer a formação modelar, e em apenas 50 h de formação eu ficava com o meu 12º ano completo? E nao teria que me inscrever no processo rvcc?

    • helena said

      ola, a mim faltava meo 12 ano,tinha ja o 11 ano e fiz uma formação de 250 horas e fiquei com o 12 ano

  204. luis said

    Olá novamente Helena,

    Exacto nãoseria necessário fazer inscrição em RVCC pois se apenas lhe falta uma disciplina apenas necessita de complementar essa mesma com 50h de formação modular numa area a sua escolha. Obviamente poderá considerar RVCC ou qualquer outro processo de conclusão do secundario, no entanto a escolha que á partida será a mais adequada no seu caso é de facto a formação modular. O processo de RVCC tem em media 100h, podendo creio eu eu ser ou não mais longo enquanto que a formação tem duração exacta.
    Espero ter ajudado. :-)

    • Helena said

      Olá Luis,

      Muito Obrigado, ajudaste-me bastante, eu estava um bocado baralhada, fiquei esclarecida. Obrigado de novo, e tudo de bom pra ti.

  205. Manuel Triães said

    Olá,
    Sou do Porto e tenho 48 anos, trabalho, e tenho o 12º ano incompleto pelo processo rcvv, nas Novas Oportunidades que frequentei no Centro de Formação do CEFOSAP.
    Fui a juri com 9 creditos.
    E agora! como posso validar os restantes creditos?
    Estou baralhado e nao sei como fazer, alguem me pode dar uma opinião.

    Obrigado

    • luis said

      Bom dia Manuel,antes de mais, deixe que lhe diga que isso é um pouco estranho. Normalmente só se vai a juri quando o Portfolio está validado pois o juri é uma formalidade apenas(creio eu).
      De qualquer forma tal como a SRª Helena tem de perguntar em que referenciais não foi validado para fazer formação nessas areas e desse modo ser aprovado.

  206. maria de fatima coelhofausto said

    gostaria que me informassem se ainda poderei frecuentar formação de ingles pois não terminei por motivos de doença gostaria que me informassem se ainda tenho possibilidades de tal,o meu muito obrigado pela atenção dispensada muito boa tarde esta que espera resposta

    • luis said

      Boa noite Srªa Maria, claro que poderá fazer a formação de inglês.
      Existem é dois cenarios e não sei em qual se insere:
      As sessoes de inglês que faltam para dar termino as sessoes de rvcc e a partir dai entrar na fase fina de elaboração de PRA.
      Ter ja entregue o PRA e não ter sido aprovada a inglês tanto no PRA como na sessão de lingua estrangeira.

      No primeiro caso poderá ir ao seu CNO e pedir para ser integrada noutro grupo na altura das sessoes de inglês e a partir desse momento continuar o processo normalmente.

      No segundo, se não foi aprovada tanto num como noutro caso procure uma formação nessa area(normalmente os CNO´s têm essas formações modulares), e assim que obtiver o certificado apresenta para validação de competencias.

      cumprimentos,

      Luis

  207. Antonio Moreira said

    Boa tarde, sem sombra de dúvida que o RVCC é bastante útil a todos os que pretendem concluir o 12º; contudo faz-me confusão como alunos com 20’s de idade podem ver / ter reconhecidas capacidades e competencias, quando a experiência de vida ainda está no inicio…vejo isso pois tenho 48 anos e tenho como colegas alguns individos dessa faixa etária.

    • luis said

      Poderá de facto ser-lhe confuso, disso não tenho qualquer duvida. Mas como tambem pode ver raro é o caso e inclusivé se lêr alguns posts acima verá que uma “Jovem” da minha idade foi recusada ao processo pois não satisfaz nenhum dos possiveis requesitos.
      Ou tres anos de trabalho, ou mais de 23 anos.
      Agora diga-me com franqueza se os individuos que conheçe fazem as coisas que faço para ajudar em casa há cerca de 7 anos.
      A minha mãe tem um trabalho que exige muito a sua presença em casa pois toma conta de idosos, eu como sou “jovem” e inconsciente muitas foram as vezes em que por me deitar um pouco mais tarde e para não a incomodar fui mudar fraldas além de sempre conjugar isso com estudos e mudança de cidade durante um ano.
      Muitas foram as vezes em que pensei e dei valor á escola pois desisti mas como estava a trabalhar e o dinheiro para a sobrevivencia tambem é importante, continuei a trabalhar.
      Com certeza calculo que nenhum deles tenha convivido com uma pessoa com deficiencia motora desde o 3 anos e desde que se lembrem tenham sempre ajudado essa pessoa.
      Com certeza nenhum dos seus “amigos” foi operado numa semana e na seguinte estava a trabalhar.

      Quer que continue? aliás nenhuma das coisas que descrevi estam sequer presentes no meu PRA no entanto creio que é importante relembrar-lhe que cada individuo é um individuo e não há nenhum igual, portanto não me ponha em pé de igualdade com ninguem se não conheçe factos.
      É extremamente facil generalizar porque assim não é preciso sequer compreender certo?

      Bom aqui o “jovem” que talvez até no seu entender esteja no inicio de vida teve a possibilidade no final do ano passado de fazer o RVCC e aproveitou e veja lá que tamanha incompetencia a minha que o meu PRA foi aprovado e apenas falta a formalidade de recepção de diploma.

      • Filipa said

        Ola:)

        Cheguei a um ponto em que cansada de ler tantos comentarios passei do ano de 2007 para o fim da página para ver se continuavas a escrever aqui!

        Para dizer a verdade achei que tu e a senhora Lurdes(que fiquei sem perceber porque deixou de aqui escrever:()começaram a exagerar um pouco nas vossas criticas, mas de alguma forma proporcionaram-me um belo momento de riso pois sao ambos duas pessoas de peso no que toca a argumentar;).. falando mal e porcamente acho que me sentiria “abafada” por voces..ahahah

        Concordo com voces ate porque não fizeram como eu que quis fazer tudo de forma tao certinha e tao “igual ao que considerava pessoas normais” que acabei na pior..

        Luís, suponho que agr estejas com 21 anos certo?se não estiver a falar com o luís correcto, de salientar que é aquele que gosta de beber café com doutoras^^..ahah

        Pois é, tenho 19 anos e ainda completo os 20 este ano(medo:/), neste momento posso dizer que nem o 12ano tenho completo e sinceramente já nem sei bem o que fazer pois já me sinto bastante desmotivada:(

        Sempre com um grande gosto por português e principalmente por ler, com negativas a umas disciplinas e algumas notitas mais ou menos jeitosas la cheguei ao 10º ano na área de ciencias e tecnologias, nesse ano passei com duas negativas, a matematica e a ingles. No ano seguinte aliando o facto de me sentir nova pois iria para o 12 ano com 16 anos e diga-se a verdade com uma maturidade escassa, la decidi que esse ano iria chumbar(no fundo decidi afirmar uma coisa que sabia que iria acontecer-.-).
        Pois bem, no ano seguinte de novo no 11ano, tive um ano fantastico em que encontrei uma turma na qual ainda hoje tenho grandes amigos:), contudo permanecia com negativa a matematica e a ingles, e consegui juntar a estas duas negativas, a negativa a f.q e média de 9 a biologia o que me fez anular a disciplina para poder realizar as duas fases de exame.

        Apesar do meu esforço e estudo,que sei que tive e não tenho qualquer duvida de que estudei devidamente, nao consegui ter mais do que 7 no exame e com isto reprovei de novo!Consegui por outro lado foi fazer a disciplina de ingles!Melhor dizendo nao fiz ingles, fiz foi espanhol que ja tinha tido do 7 ao 9 ano e pedi equivalencia acabando assim com nivel 5 a espanhol, lingua que adoro, e um nivel de meter medo a ingles:S.
        Pela terceira vez la fui eu para o 11ºano, e é de notar que não mudei de área durante este tempo quando ate para mim já deveria estar bem acente que ciencias nao era a minha area, mas vai se fazer o que?a coragem para mudar de area e recomeçar nao era nenhuma pois isso implicaria perder mais anos que acho que por castigo assim acabei por perder na mesma:(

        Esse ano nao foi propriamente agradavel.Claro que também teve os seus momentos bons, mas começei a sentir me mesmo muito desmotivada, alem de que auto-estima nao é o meu forte..xD

        Pois bem, à sexta vez (que vergonha) no ano em que precisava de 8,5 na disciplina de biologia, tive 9,6 e assim cheguei ao 12 ano!

        Porem ha aqui um pormenor que nao referi:qd fui pela terceira vez para o 11 ano resolvi tentar fazer as disciplinas da area de humanidades que sao especificas dessa area para poder pedir mudança de curso para essa area, ou seja, iria fazer por exame pois nem me podia matricular as disciplinas de macs e geografia(equivalentes a biologia e f.q na area de ciencias), e no final do ano pediria mudança de curso para humanidades!

        Acontece que essa mudança de curso que dá plo nome pomposo de reformulação curricular so pode ser feita com exames realizados na 1a fase!Agora aprecia a estupidez desta situação: nao é 1a fase do tipo faltares a 1a fase e ires à 2a para contar como 1a é mesmo so na 1a fase, se nao tiver positiva nao ta feita a disciplina-.-.

        Por isso é que o ano passado tive de realizar de novo biologia para passar de ano porque consegui fazer geografia mas nao consegui fazer macs(depois ainda fui a 2a fase de macs onde tive positiva mas o exame ja nao contou para nada:/)

        Este ano estive matriculada no 12ano, ainda na area de ciencias e a faltar fazer me macs e agr historia(equivalente a matematica em ciencias)..conclusao realizei o exame de historia hoje(mais propriamente ontem)e nem quero ver a desgraça que de lá vai sair, pq ja ia completamente desanimada para o exame uma vez que tambem ja realizei o exame de macs e tenho quase a certeza mesmo de que não consegui a positiva:'(..

        Conclusao: agora ainda vou fazer portugues que deixei para a 2a fase para tentar boa nota e vou fazer ainda melhoria de geografia em que tive 12 no exame, mas que é sempre bom tentar melhorar no caso de vir a usar este exame como prova de ingresso(quem sabe um dia-.-)

        Mas resumindo e concluindo sem macs de 11ano nem para um cet posso ir:(

        Surgiu me a ideia de fazer uma equivalencia de 12ano e depois concorrer com um dos exames que vou realizar este ano(ou portugues ou geografia) e foi assim que encontrei esta pagina!!

        Confesso que não gosto absolutamente nada de escrever neste tipo de sitios mt menos falar da minha vida, mas ate me sinto um pouco mais aliviada e depois de ler comentarios de pessoas que nao devem mesmo ter espelhos em casa achei que antes de mais te devia elogiar a ti Luís pela forma com lutas pela vida, gostava eu de ter a tua força:)

        Neste momento sinto me um pouco perdida, gosto da area da comunicação ligada à televisao e tenho uma paixao secreta pelo teatro, daí ter me despertado logo a atenção para os teus comentarios quando disses te que fazias representação!!

        Já agora que curso acabas te por seguir?

        Para o Luís dos cafes com doutoras*

        Filipa*

      • luis said

        23 agora Filipa :)

  208. luis said

    Ola Filipa… :-) Bom ate a minha cabeça ficou confusa pois de facto tens andado numa reviravolta com disciplinas para tentar fazer tudo certinho :-)

    Bom antes de te responder a pergunta sobre o curso deixa-me so dizer que o facto de ser mais ou menos incomodativo expor a vida aqui acho que a mim me fez bem faze-lo ao longo de tanto tempo pois depois da primeira vez que o fiz aqui senti como se costuma dizer “empowered” e ganhei mais força para continuar.
    Tal como tu ainda fui tentando de inicio fazer as coisas de forma “normal” mas por circunstancias externas digamos que se revelou impossivel e foi nessa mesma altura que surgiu o RVCC e pareçe que afinal as coincidencias existem pois fui chamado na altura a que chamaria a certa e ja te explico porque.

    Terminei o processo ha algum tempo mas como deves ter lido e percebido uma das razoes pelas quais o processo de RVCC que eu fiz ter sido a melhor, foi devido ha minha eterna duvida existencial sobre area a seguir :-))))) lol.
    E nao so mas tambem porque o trabalho assim me condicionava.alem de que fui chamado na altura em que surgiu um emprego com horarios facilmente alteraveis.
    Sempre tive o sonho(eu sei que pareçe ridiculo), de estudar algo que me fascina que e a area de linguas, epecialmente o ingles.
    E mais uma vez (apesar de eu saber que vai haver alguem que vai ler isto e enfim…) tive imensa sorte pois apesar de nao ter ainda o meu certificado na mao foi-me entregue uma carta que me garante um lugar agora nos proximos exames nacionais….repito..tudo na altura certa. Fiz um pedido de rescisao de contrato ha algum tempo e vou deixar de trabalhar num lugar que me da imenso prazer(sacoor) para ir atras de algo que sempre quis e agora posso dar-me ao “luxo” de nao trabalhar.

    E agora a tua resposta Filipa :-)

    Bom tendo em conta aquilo que espero que surga dos exames nacionais pois nao fiz na primeira fase mas faço na segunda e concorro atraves da primeira vou estudar Linguas e Relaçoes internacionais na FLUP ou entao linguas aplicadas tambem na flup. Isto tudo tendo em conta que tudo correra pelo melhor.

    Agora deixa-me questionar sobre uma coisa Filipa.

    Eu nao consegui perceber muito bem o que te falta para conseguires concluir o 12º mas acho que pelo que me disseste tens possibilidade de fazer formaçao modular para “cobrir” as disciplinas em falta. :-)

    peço-te so que tentes mentalmente acrescentar todas as acentuaçoes que faltam pois o meu computador est´´a com problemas e nao me deixa colocar a acentuaçao certinha. :-)

    e pergunto eu se tens tambem algo que te motive a continuar, algo a que aspires em termos de futura area de estudo.

    Ao fim ao cabo queremos todos o mesmo, sentir uma realizaçao absoluta e para mim e o que estou a fazer.

  209. Filipa said

    Ola Luis:)

    Pois o que me esta a faltar são os dois exames que fui fazer agr na 1a fase, e que so podiam ser feitos na 1a fase, macs e historia!

    Talvez por algum milagre ainda tenha conseguido fazer macs e nesse caso, dado essa disciplina ser de 11 ano estou a pensar ir para um cet(género de ano 0), caso contrario nao a tiver feito é que a coisa se torna mais complicada porque fico com uma disciplina de 11ano por fazer(macs) e outra de 12 ano(historia), e como sou aluna externa nem sequer posso matricular-me em setembro, só posso estar como assistente nas aulas:(

    O que gostava realmente era de fazer algo produtivo este ano, tenho na ideia arranjar um trabalho mas tambem nao queria deixar a escola totalmente de lado, pois uma coisa é estar a trabalhar e a estudar, como alias ja fiz, e outra bem diferente é estar um ano totalmente desligada da escola!O mais certo era acabar por nao conseguir fazer de novo estas duas disciplinas por exame.

    A minha ideia era faze-las de maneira a nao estar totalmente dependente para o ano dos exames para concluir o 12 ano. Já andei a ver de cursos de equivalencia ao 12 ano mas tudo o que encontro tem maior duração do que apenas um ano lectivo, e o que pretendia era ter a equivalencia de 12 ano na altura de candidatura (em 2010) para a universidade!Pois com já tinha dito exames para concorrer tenho, nao estão é todos feitos..xD

    Falas-te em fazer por modulos as disciplinas que faltam, mas como é que isso funciona?tambem plo processo de rvcc?

    É verdade tenho objectivos e cursos nao a nivel universitário que gostava de fazer, e principalmente o curso de ingles que bem preciso e também um que mesmo que não lhe chega-se a far o minimo uso me traria realização pessoal:um curso de teatro:$

    Mas lá está.. como bem disses-te o que todos nos queremos é realização pessoal;)

    Boa sorte para os exames, e como tu bem sabes, se não correr plo melhor(que vais ver vai tudo correr bem:)), existem sempre outras saidas e é dessa forma que tento pensar:)*

    • luis said

      Olá novamente Filipa :-)Bom antes de mais deixa-me começar por aquilo que se calhar neste momento será mais relevante para ti e mais importante..extremamente importante:-)

      Visto só teres as disciplinas que indicaste em atraso existe algo que te vai reduzir, aliás retirar esse peso dos ombros e ainda com uma vantagem acrescida.
      Existe algo chamado formação modular certificada, esse tipo de formação permite que seja substituida uma disciplina qualquer em falta e podes “cobrir” no máximo seis disciplinas em atraso. Por cada uma delas deverás completar 50h de formação, o que leva mais ou menos um mês. além disso é indiferente, creio eu o tipo do formação que faças para cobrir disciplina x ou y pelo que ainda podes aproveitar e tirar o desejado curso de inglês e “cobrir” uma disciplina em falta.
      No meu caso há algum tempo achei que por uma questão curricular deveria tirar uma formação do género pois são curtas e são normalmente em periodo pós laboral. Optei na altura por Gestão de de recursos humanos(100h) e inglês comercial(50h), no primeiro dia de formação a pessoa responsável explicou-me logo isso apesar de no meu caso não se aplicar.
      É uma informação que normalmente não é dada (não percebo porquê mas enfim…)
      Isso não impede que tenhas de realizar exames nacionais mas com certeza te garante que terás mais tempo para estudar para eles mas o importante é mesmo a certificação de 12º, que podes desse modo obter.
      Agora não é de que forma estás condicionada por quereres fazer um Cet, alem de que podes estar condicionada pela area do país onde habites e pode não haver, mas normalmente isso não é problema em qualquer lado hoje em dia(não conheço a legislação a fundo neste aspecto).

      Algo que já conseguiste então comprovar por ti mesma é que é quase impossivel em certos casos trabalhar e estudar pois apesar do estatuto de trabalhador estudante ter regalias não cobre todo o tempo necessário o que no meu caso(quando aconteçeu), foi muito complicado.

      Fazia falta a mias gente ter esse tipo de objectivo. Na altura digamos que” a certa, não pude continuar na escola, isso fez-me ver imensa coisa, abriu-me de tal forma os olhos que apesar de por vezes ter um pouco alma de preguiçoso sinto que é este o meu momento, o momento certo para mim.
      Se os exames nacionais não correrem bem não digo que será uma boa noticia, ficarei digamos que “devastado” mas desistir não me pareçe que esteja no meu futuro.:-)

      Quanto aos teus objectivos são tal como os meus uma questão de realização e como tal devemos procurar isso mesmo como tu e eu fazemos neste momento.
      Vou é dizer-te que o curso de teatro é uma otima area para estudar mas o curso dependendo de onde for é extremamente exigente e vi muita gente “resistente” a “cair” porque a pressão é enorme tanto fisica como mentalmente, mas isso na escola em que andei(Balleteatro) porque obviamente que se for algo mais “leve” é sempre opimo e enriquecedor seja para quem for.:-)

      Vamos a ver como nos damos com as nossas “dores de cabeça” que nos vão perseguir até conseguirmos o que queremos.

  210. helena said

    só me falta uma disciplina para completar o 12º ano quando posso fazer a inscrição

  211. filipe said

    Helena tens de te deslocar a uma escola secundaria de preferência, para te inscreveres na formação modular certificada ou seja trocar a disciplina que te falta por uma formação equivalente a 50 horas (por disciplina), eu estava inscrito no processo rvcc ou seja construir um portfólio mas após cerca de 4\5 secções cheguei há conclusão que me era mais favorável pedir transferência para a formação modular , fiz hoje o pedido no centro, pois como me falta uma disciplina como tu não faz sentido entrar no rvcc , além do mais o rvcc dedica-se a pessoas com uma vasta experiência de vida que nâo é o meu caso pois tenho apenas 23 e apenas trabalhei numa fabrica (será que alguem chegou a ver o meu currículo antes de me aceitarem neste processo?). neste momento aguardo a transferência para uma escola no qual o processo por formação modular decorre. Existe pouca e mal informação sobre estes processos , deram me três informaçôes diferentes em um centro de novas oportunidades e duas escolas secundárias. como é possível? se soubesse no inicio tinha me inscrito na formação modular o que não me foi dado a escolher , nem tão pouco sabia que existia e poupava me o trabalho de começar a historia da minha vida (rvcc) pois cheguei a escrever perto de trinta páginas. abraço e boa sorte a todos, desculpem algum erro ortográfico.

  212. Miguel said

    ola boa noite, precisava de uns conselhos e parece me que aqui os vou achar, tenho 23anos, desisti da escola no 10ºano ja tinha reprovado 2anos e decidi trabalhar, completei ainda o 10ºano, falta me o 11º e o 12º completos, nesta altura gostava de voltar a estudar e talvez ir para a univ, sei que posso faze lo atraves do programa +23 das univs, mas antes queria concluir o 11º e o 12º ano, alguem me consegue ajudar como poderei fazer isso?
    boa sorte para todos

  213. luis said

    boa noite miguel. no teu caso a formação modular não é aplicavel pelo que podes optar por um curso EFA ou pelo processo de RVCC. o RVCC tem uma duração entre 4 a seis meses podendo levar mais tempo.O EFA depende mas normalmente cerca de um ano e meio.
    Tambem existem outras diferenças…poderás ter RVCC duas horas, dois dias por semana ou duas horas um dia por semana de manhã ou á noite.
    O EFA pode decorrer em horario pós laboral ou laboral sendo que normalmente decorrendo em horario laboral tem uma bolsa de formação enquanto que o pós costuma ter apenas um subsidio de alimentação agregado.
    Mas se a tua intenção é aprender algo a melhor opção é o EFA.

    Cumprimentos

    • Silvério viana said

      olá gostava de poder ter mais informações sobre o EFA e pelo que le acho que me poderá ajudar…
      Gostava de poder concluir o 12ano atraves desse projecto

  214. Miguel said

    boas mais uma vez, um EFA nao tou a ver o que é isso????mas ok ja entendi o processo, tenho que pensar para decidir melhor, é dificil conciliar o trabalho com os estudos mas vou tentar.
    obrigado pelas dicas
    cumprimentos

  215. luis said

    Se já trabalhas de facto o processo de RVCC dentro de algumas condicionantes será então mais adaptavel para ti.
    O curso EFA é uma curso de educação e formação de adultos, prepara para uma certa actividade mas tambem existe dois tipos diferentes de EFA tal como dois tipos de RVCC. Profissionalizante e de obtenção de grau de escolaridade.

    • Filipa said

      Ola Luís:)

      Pois é já faz algum tempo desde a última vez que te escrevi.. e nem sei como te dizer isto mas sinto me um pouco envergonhada uma vez que te massacrei com os meus discursos pessimistas sobre não ter feito duas disciplinas e não acreditar que faria o 12 ano..-.-‘.. uma vez que..:P.. COMPLETEI O 12 ANO=DDDD

      Pois é a verdade é que na 1a fase tive 11 a macs e recebi a boa noticia de que poderia tentar a 2a fase de história e dava na mesma para mudar de área.. (tive 8 na 1a fase de história)..

      Contudo assim nao me foi possivel estudar para português e tive 9 no exame descendo um valor na média e ficando com 12 a disciplina!!

      O engraçado da situação é que andei desde o momento que sai do exame de história até ontem(dia em que saiu a nota) com a total certeza de que não tinha feito a disciplina e estava com a ideia de realizar um cet.. deste modo não seria mais um ano totalmente perdido apesar de me sentir bastante desmotivada.. pois é um curso que apesar de dar equivalência ao 12 ano e serem feitas algumas cadeiras do curso que escolhemos, tornar-se-ia dispendioso pois as propinas teriam de ser pagas tal como se estivesse num curso superior!!

      A verdade é que nada disto foi preciso e ontem foi tudo esquecido.. ainda em casa recebi a noticia de que tinha tido 17,5 valores no exame de História=DDDD.. a primeira reacçao foi rir-me que nem uma perdida pois era totalmente impossivel ter aquela nota..:P..

      Mas chegada a escola pude comprovar que sim.. lá estava o meu 17,5 a história, e uma vez que era aluna externa a disciplina fiquei com 18 valores e ainda me subiu um valor na mh mísera média..:P

      Acabei o 12 ano com 13 valores, na área de ciências socias humanas e com uma fantastica prova de ingresso de 17,5=D

      Agora ainda ando a escolher o curso porque fui totalmente apanhada de surpresa.. mas o importante é toda a felicidade que sinto por dizer ACABEI o 12 ano.. e uma nova e dura etapa me espera com plo menos um pouco mais de confiança em mim:)

      Muito obrigada pla força e tudo o que escreves-te para me ajudar.. acredita que foi bom sentir apoio.. para concluir sinto um pouco aquilo que deves sentir por tambem teres acabado o teu processo de rvcc: satisfação pessoal.. e dgo-te mais agora dá-me um gozo enorme chapar na cara de todos aqueles que não acreditavam em mim e nas minhas capacidades o meu fantástico 17,5 conseguido a estudar de manha a noite=D

      beijinhos e continua a ser a pessoa fantástica que acredito que sejas;)*

      • luis said

        Em jeito de resposta aqui á Filipa, deixo para todos a minha visão de concretização através do RVCC.
        Consegui uma media de 17 no exame de Inglês e neste momento sou aluno da Universidade do Minho, talvez se o ano passado tivesse a ideia de ir para a UM pensaria estar louco mas a verdade é que terminou até o 1º semestre e fiz apenas um exame.
        A vida pode mesmo mudar e rumar ao que queremos, só é preciso querer muito. :-)

        Cumprimentos para todos.

  216. Miguel said

    ok entendido, luis muito obrigado pelos esclarecimentos, quando tiver mais duvidas aqui deixarei mais posts.
    cumprimentos

  217. Caros amigos li os vossos comentarios e não possode vos dizer que esses cursos que o governo tanto fala não passam de uma manobra politica,ando acbar o 12 ano atrves do EFA na Escola de Santa Mria erm Sintra e quanto aos subsidios e uma confusão pagaram nos o subsidio de refeiçao por duas vezes passados seis meses do curso ter começado porque nõs não nos calamos se nao nao viamos nada e ainda nos devem dois meses e meio, quanto ao subsidio de transporte simplesmente disseram que não tinhamos direito,realmente isto é um negocio churudo para muita gente menos para nós isto não passa duma fantuchada, se não pesquizem na net cursos finaciados aparecem muitos clicais no que é do vosso gosto começais a ler e depois vem o montante que tendes de pagar isto é o Pais do faz de conta, não vos iludis e quando forem as eleições aida vai ser pior

  218. ovidio marcos c. rodrigues said

    ola eu qero continuar os estudos. já fiz o rvcc b3 e agora ja me increvi-me parao 12 ano.
    agora pegunto porque que se critica tanto o prosesso de rvcc quando existem tanta gente formada em varias areas e esa gente não deixam de ser incultas por ter uma formação superior ou seja so percebem daquilo que estudaram.
    maior parte das pessoas que fazem o rvcc são pessoas cultas que não estudaram por varias razões , e com o rvcc vieram adequirir conhecimento ou aperfeicoa-la.
    nao sejam tão criticos porque tambem nao é facil
    chau para todos (SEJAM FELIZES

  219. Elizangela Monteiro said

    Estou interessada em inscrever me nas novas oportunidades. aonde posso me dirigir??

  220. sandra said

    Isto das novas oportunidades é uma grande aldrabice , pelo menos onde eu estou a tirara . Temos uns formadores , que só se interssam en receber trabalhos , e entrega-los na semana seguinte sem validar nenhum DR. As 3 primeiras sessões foram de 3 horas cada uma , agora vamos 10 minutos,entregamos os trabalhos , e na semana seguinte + 10 minutos poara receber-mos . E o que está a acontecer é que muitas pessoas que concluiram o 12º ano no RVCC e vão a entrevistas de emprego a resposta que recebem è : NÃO ESTAMOS MINIMAMENTE INTERESSADOS NA SUA HISTORIA DE VIDA . Não vale de nada , a não ser para a função publica que sobem de escalão . E os formadores qunto menos alunos levarem a juri, melhor , para fazer outros curso posteriormente , pois quem mais ganha com estes cursos são os formadores … tenho uma tia que é formadora e sei bem como tudo de passa …

  221. Domingos Dias said

    Em 2000 atraves do RVCC conclui o 9º ano, actualmente estou inscrito no 12º, quanto ao 9º eu foi o primeiro portugues a concluir, devo dizer que achei gente séria e muito compreensiva, também onde frequento o 12º não tenho razão de queixa, mas eu estive inscrito em outros locais e os interesses fizeram com que o meu nome fosse ficando e só me chamaram quando pedi transferencia para o local onde estou, e verifico que como em todas as áeras está sempre gente honesta e menos honesta, depois temos uma função pública que qaundo alguem pobre reclama nunca tem razão.
    Já em 2000 os formadores diziam que eu merecia mais, acontece que o meu exito da época deve ter sido a razão de agora me terem metido na preteleira, sinto-me revoltado e triste com a forma de certas pessoas tratarem quem é mais pobre.

    • Sandra said

      Boa tarde. Será que me podia dar uma ajuda, uma vez que já terminou o rvcc 9º ano (Parabéns), qual o funcionamento, por onde se começa, do que é que tem que se falar… Estou inscrita no rvcc 12º.
      Obrigado

  222. sandra lopes said

    gostava de faxer o 12º onde me posso dirigir?

  223. susana Pereira said

    Es de onde Sandra?Tambem me fui inscrever em Braga; mas gostaria se fosse possivel q me explicassem pois ja nao estudo ha uns 15 anos: ingles tenho muita dificuldade…

    Obrigada

    • luis said

      olá susana, que não seja pelo inglês que desista de fazer o RVCC.
      normalmente os CNO´s tambem tem outras formações paralelas pelo que pode alem do rvcc, fazer uma formação em Inglês.

  224. puta boa said

    vcs sao uns filhos da puta

  225. filhos da puta caralho morram

  226. elisabete said

    ola eu sou de esmoriz e fiquei agora desempregada tenho o nono ano e gostava de fazer o decimo,decimo primeiro e o decimo segundo mas nao sei aonde me dirigir para as novas oportunidades e nen sei como funciona e estou um pouco a tona sera que me poderiam ajudar muito obrigado…………

  227. Paulo said

    Olá a todos.
    Depois de ver tantas opiniões aqui escritas, há coisas que me fazem reflectir;
    1º Os ataques a quem quer valorizar-se pessoalmente. Julgo que toda a gente sabe que esta via de ensino não trará nada de novo na vida das pessoas; ninguém vai progredir na sua carreira por ter o 12º ano das Novas Oportunidades”, trata-se apenas e tão só, de valorização pessoal. Enquanto alguns dos que aqui passam para dizer mal, alguns de nós, pelas mais diversas razões abandonaram os estudos, querem agora retomá-los. É legitimo. É louvavel que as pessoas se esforcem no sentido de ver qualificadas as suas competências.
    2º Também é muito mau ver que há quem pense que vai lá e é só facilitismos. Não pode haver! É bom que haja rigor e niveis de exigência! As pessoas têm que se esforçar um pouco, não vos parece?
    Cuidado, porque quando as coisas se tornam demasiado fáceis, perdem crédito junto da opinião pública!
    3º Uma palavra aos senhores doutores, engenheiros, arquitectos, psicólogos e outros que se vêem atingidos por estas novas formas de ensino; Ninguém, meus senhores e senhoras vos tirará o lugar. Quem vem fazer estas formações, como já referi anteriormente, tem uma vida, profissão e conhecimento vastos. Vocês é que devem ter cuidado com os vossos semelhantes, ok? A concorrência entre vós é altissima quando se trata de concorrer para um call center ou para caixa do Continente a ganhar 550 Euros. Quem aqui vem para o RVCC está um pouco acima disso e não vive na máscara de ter um DR. ou um Eng.
    4º O país precisa é de gente bem formada e trabalhadora. Já temos engenheiros, doutores e outros mais em número mais que suficiente.
    Para concluir, devo dizer que é imperativo que o processo de RVCC seja exigente para dar credibilidade a quem o conclui.
    Quanto às más linguas, meninos e meninas, ide saber o que é a vida e depois venham para o mercado de trabalho com vontade de trabalhar em vez de levantar a bandeira do vosso curso superior. Um dia destes, alguns de nós tambem poderemos ser engenheiros e doutores. Basta para isso que a vida nos sorria pelo nosso esforço. Sim, que os nossos pais não não nos poderão pagar o cursinho e nós temos esposas, filhos para criar e uma casa para manter.
    Tenho 35 anos, sou de lisboa e tropeço em engenheiros que não sabem escrever e em advogados que são tão egocentricos que não sabem que no mundo há mais gente.

    • Carlos said

      Parabéns…foi a melhor resposta que apareceu por aos críticos.lol força….bom natal

    • Ruy Costa said

      olá a todos.
      Paulo… gostei de ler as suas opiniões acerca do rvcc, lamentavelmente aparece aqui muito boa gente, só e unicamente para destabilizar, que fariam bem melhor se fossem dar uma volta ao jardim.
      mudando de assunto e falando do meu caso,tenho 60 anos e acabei de fazer o 9ºano de dito rvcc, que muito me agradou e num grupo de Almargem do Bispo, que segundo os formadores foi dos melhores que lá apareceram. Actualmente estou incrito no 12º que inicio no proximo dia 13 de Janeiro e que espero concluir tal como o 9º, não vai ser facil, mas não é impossivel.
      Bom Ano para todos.

  228. Julio said

    Boas, tenho 23 anos, matemática e filosofia do 10º e 11º ano por fazer, frequentei o 12º chumbando a mais 2 ou 3 disciplinas, a minha pergunta é : Qual o processo mais indicado para concluir o 12º ano? No centro de formação aconselharam-me a fazer um rvcc, quando fui a uma sessão disseram que eu talvez não o consiga fazer pois não é o mais indicado para o meu caso. Já liguei para a linha de apoio e disseram para ir ao centro de formaçao ( sitio onde inicialmente me aconselharam a fazer rvcc) ando numa corda bamba sem saber o que fazer..
    Agradeço comentários, obrigado e força a todos.

  229. Diogo Bento said

    Boa tarde , eu sou de torres vedras tenho 19 anos e para completar o 12º ano do curso de ciências e tecnologias só me falta fazer Fisica A ou Biologia , mas nao esta a ser muito facil para mim , gostava de saber o que posso fazer para terminar o 12º ano. Cumprimentos

  230. José Terrinca said

    Gostaria de saber se sendo reformado por invalidez ( seg. Social ) me poderia increver nas novas oportunidades sem isso afectar a minha pensão pois gostava de tirar o 12º ano ah! tenho 52 anos.

  231. aires margarido said

    uma nota muitp pessoal è verdade que para obtermos o diploma temos que nos esforçar `bom estudar inscrevi-me no centro novas opotunidades na escola amora seixal estou acabar de concluir o rvcc3 Defacto aconselho a todos a virem estudar eu já estou aposentado mas `tão bom ouvir palavras que nos dão mais força estou feliz por voltarà escola e vou continuar .Ms quero aqui agora e neste momento e publicamente louvar este centro das novas opotunidades da escola de amora nas pessoas de directora professores administrativas defacto è do melhor que poderá a ver no insino em Portugal extraordinárias BEM HAJAM pelo que fazem para o desenvolvimento das pessoas e do nosso País venham para A a

  232. Duarte said

    Quem nunca teve oportunidade para acabar os estudos, mediante diversas situações têm de estar sujeito a estes comentários algo individualistas e imaturos?
    A pessoas que felizmente tiveram a sorte de os pais os apoiarem a estudar.
    Na teoria ate podem ter um grau elevado de capacidades, mas venham para a vida profissional de qualquer adulto que esteja em processo, sintam o que é realmente aprender.
    Não é fumar umas cenas maradas, copiar e baldar as aulas. É validar competências com a vida mediante diversas situações seja profissional ou pessoal. Façam uma pesquisa da quantidade de pessoas bem sucedidas em Portugal, sem uma licenciatura. E que metem qualquer doutor num bolso.
    Acredito que muitos de voz que criticam se não fossem filhos de papa entre outros motivos nem o 9ºano obtinham, nem coragem e determinação para fazer o processo de RVCC tinham.
    Aprendam com a prática da Vida, isso sim é o futuro e não historias mal contadas na vida escolar. Que em muitos casos geram incompetentes que em inúmeras profissões de responsabilidade deixam muito a desejar.
    Sou a favor do processo RVCC mediante a boa prática de validação de competências.
    Um empresário haveria de dar mais valor a pessoas que obtiveram o 12ºano por este meio do que a um qualquer aluno da escola básica. Fica a critério de cada um tirar as suas conclusões.

  233. tania said

    gostaria de saber quando posso fazer inscriçao na escola profissional em mazao e se tem o curso de cabeleireira.

    OBRIGADO

  234. luiz said

    Ola companheiros de luta.Inscrevi-me nas novas opurtunidades eq-12º, mas deparo-me na pouca avontade em fazer uma “autobiografia”, qual a melhor abordagem? ainda vou iniciar as sessões de esclarecimento, mas não deixo de pensar…
    Agradeço a vossa atenção.

    • luis said

      Boa noite Luiz, Devo dizer-lhe que já pasei por todo o processo de RVCC o ano passado, e no meu caso aproveitei ao máximo as sessões antes de mais.
      Normalmente aquilo que aconteçe é ter algum tempo depois de terminar as sessões para entregar o seu PRA, se bem que não existe prazo estipulado.
      Eu começei a escrever a minha historia mais ou menos duas semanas antes do fim das sessões e um mês depois de terminar estava pronto para entrega.
      Em relação á abordagem não lhe posso dizer para começar por x ou y pois isso somente depende de si, eu começei pela memória mais longinqua que tenho…se lhe correr como a mim…depois desse primeiro pensamento começa tudo a correr naturalmente.

      Mas tenha atenção ás sessões pois tambem são importantes para perceber aquilo que de facto mais convém ter destaque no PRA.

      Cumprimentos,

      Luis

  235. Rui Campos said

    Antes de colocar a minha questão, queria desejar a todos uma boa noite!
    Gostava tambem de aproveitar para dizer a muitos Srs(as) que são contra este tipo de ensino ou aproveitamento do ensino que todos temos ao longo das nossas vidas profissionais, que hoje em dia vemos muitos(as) Srs (as)doutorados (as) em linguas que dão muitos erros ortográficos, e muitos outros (as) em matemáticas que nem as tabuádas sabem, enfim…
    Agora coloco a minha questão, pesquizando no catálogo nacional de profissões, creio que este é o nome correcto, reparei que uma das profissões, a de recepcionista de hotel tem equivalência ao 12º ano e tendo eu completado um curso de recepcionista de hotel do IEFP em colaboração com o sindicato da industria hoteleira do algarve em 1993, gostava de saber, como e a que entidade posso eu pedir a equivalência se é que realmente este curso de formação profissional me dá o direito a isso?
    Desde já o meu muito obrigado pelo tempo dispendido e a quem me possa dar a resposta!
    Um abraço, Rui Campos!

  236. Pedro said

    Curso financiado para fazer o 12ºano.

    http://www.cursos-financiados.companhiapropria.pt/tecnico-qualidade/

  237. Carlos said

    boa noite. gostaria de deixar aqui uma questao.
    gostaria de saber qual q duração de um curso de equivalência ao 12º ano . tenho 44 anos e gostava de completar o 12º ano para ter acesso a inscrever-me noutros empregos e ja agora gostava que me explicassem o procedimento.
    obrigado
    agradeço resposta seja de quem for que me desse uma ajuda

  238. Mara said

    É ridículo não verem as potencialidades deste projecto. Estamos a falar de pessoas que por diversas circunstancias da vida não poderam continuar a estudar. Todos temos direito à cultura. Fiz a minha escolaridade toda pelo meio dito “tradicional”, mas a minha mãe e o meu namorado estão inscritos nas Novas Oportunidades e garanto-vos que é com orgulho que vejo que o esforço deles é recompensado.
    Porque razão só quem é rico é que pode estudar? Seremos assim tão mesquinhos ao ponto de recusar aos outros o direito de aprenderem? Se puderem lucrar com isso, melhor. Ninguém tira o lugar a ninguém. Essa ideia não tem pés, nem cabeça.
    Quem critica, devia ir e ver. Estamos a falar de pessoas que “voltam à escola” décadas depois. Têm a sua vida, mas mesmo assim sentem que querem saber mais.
    Revoltam-me os comentários que não apoiam e, que ainda tentam rebaixar quem tem a coragem de recomeçar tudo.

    Enfim, boa sorte a todos estes corajosos. Não é fácil, mas se o fosse, creio que nem vocês tentavam concorrer. Desejo-vos tudo do melhor e parabéns a todos. São um orgulho para toda a sociedade, não se preocupem com o que dizem, porque esta é a verdade.

    Cumprimentos.

  239. monica said

    É impressionante a estupidez e a falta de respeito que certas pessoas têm pelos outros.
    Como é que uma pessoa que não teve a hipótese de estudar, não há-de dar erros? E isso é, por acaso, algum crime?
    Que cabecinhas doentes. Aprende-se até morrer, e nunca é tarde.
    Não há nada de errado em querer melhorar, evoluir, aprender.
    E, acima de tudo, não se deve desvalorizar nem a experiência de vida nem a experiência profissional adquirida ao longo dos anos.
    Quanto ao facto de iniciativas deste tipo terem como objectivo permitir aos nossos governantes “mostrarem serviço” lá fora.. dizerem que “este ano houve mais x % de alunos a concluir o 12ano”, e deixar o nosso primeiro ministro (com curso concluido ao fim-de-semana!! ahah) bem na fotografia !!
    Contudo, isso não é motivo para que as pessoas deixem de aproveitar!

  240. carlos said

    quando vai passar por matosinhos-porto,alguem me pode dizeer?

  241. paula lopes said

    oii!!! eu estou no final do 12ºano tenho 17anos e tenho uma disciplina em atraso..como sei q nao vou conseguir concluir o 12ºano.. gostaria de saber se ha algo q eu possa seguir nas novas oportunidades, eu nao queria estar mais tres anos em estudo. queria terminar o 12ºano e seguir a universidade!!!

    alguem me pode dizer como????

    obrigado!

  242. AnaM said

    Tenho 18 anos e acabei o 12ºano no ensino normal com uma disciplina por fazer, entao decidi recorrer aos Efa´s para a fazer.
    Agora pretendo seguir para a universidade, fiz os exames as especificas e consegui tirar um 15.
    Posso candidatar-me ao ensino superior?

    Obrigado.

  243. ANA FILIPA COSTA said

    ola boa tarde gostaria de me inscrever, mas nao sei onde me dirigir. moro na charneca do lumiar.poe favor responda. obrigada

  244. fatima carreira said

    vivo fora do pais e gostaria d saber s tenho direito as novas opurtunidades………………..???????????

  245. Sergio costa said

    Boa noite, tenho 18 anos e não consegui concluir o 12ºano e fui pedir informações na junta e disseram-me que nao podia fazer pelo rvcc porque nao tinha idade suficiente.

    E para formação certificada posso ? e fico com equivalencia ao 12º ano ?

    Agradecia resposta

  246. Catarina Vicente said

    Boas…tenho 20 anos, tenho o 9ºano completo, trabalho e preciso de tirar o 12ºano com alguma urgência. Sou de Lisboa e tenho mesmo muita urgência, obrigado

  247. filipa silva said

    gostava de saber se tem novas oportunidades em PONTA DELGADA..

  248. Silvério viana said

    Boa Tarde.
    Sou um jovem de 26 anos e tenho o 10ºano completo mas pertendo concluir o 12ºano e pelo que consegui concluir pela pesquisa atraves da net posso concluir atraves do EFA, pois não pertendo CNO.
    Gostava de ter mais informações sobre o EFA.
    Gostaria de saber uma escola onde no Porto onde poderia tirar mais informações e onde me podesse inscrever.

    Obrigado a todos pela atenção.

  249. diana said

    inscrevi-me no rvcc para concluir o 12º a noite.
    Mas como tenho apenas 18 anos, disseram-me que provavelmente ia ser em 2 anos que teria a equivalência ao 12º.
    Eu queria concorrer a academia policial mas não tenho a certeza se a equivalência que o rvcc dá o permite.
    gostava de ter mais informações sobre isso.
    sem mais questões, obrigada pela atenção

  250. soares said

    queria acabar o 12 ano de escola tenho o nono ano de escolaridade queri saber como acabalo rapido e perto ou na zona do entrocamento
    agardo por uma resposta obrigada

  251. cátia sofia said

    Olá bom dia a todos…

    Queria por favor que alguém me ajudasse numa questão..
    Eu tenho o 10º ano concluido e queria concluir o 12º nos cursos EFA.
    O que tenho de fazer? Tenho de voltar a fazer o 10º ano ou posso entrar para esses cursos logo para o 11ºano?
    Eu estive a falar com a psicologa da minha escola e ela disse-me que tendo o 10º ano feito eu poderia frequentar de imediato o 11º e fazia os dois anos em pouco mais de um ano…e para mim teria de ser em regime nocturno porque trabalho de dia…
    Beijinhos
    Espero uma resposta

    Obrigada

  252. katia7 said

    Boa tarde. Tenho o 12ºincompleto com duas disciplinas por acabar. Como faço para terminá-las sem ter que recorrer a cursos de 3 anos? Obrigada

  253. ana almeida said

    Boa tarde
    estive a ler todos os comentários e espero que os que estavam inscritos para acabar a escolaridade o tenham conseguido fazer.
    Uma vez que há por aqui uma casos tão diversos, talvez seja o local indicado para encontrar ajuda para o meu “problema”:
    Tenho 48 anos e desisti de estudar no final do 11º ano, sem a conclusão de filosofia e Psicologia. Mais tarde, resolvi voltar a estudar e inscrevi-me num Externato em Lisboa que tinha o equivalente ao ensino nocturno, mas…de dia. Acontece que nesse estabelecimento, para terminar o 11º ano, tive de me inscrever no curso complementar dos liceus (1º e 2º) que completei num ano, mas que após exames finais me deram a equivalência ao 11º ano.
    Agora, gostava de continuar a estudar nem que fosse à noite, mas queria fazer o 12º (regular), pois não tenho pressa de acabar. A questão é: Na altura, se tivesse continuado para o 12º, só precisava de fazer 3 disciplinas (História, Português e Inglês), porém, como faço agora? Estou farta de procurar informação e cada vez estou mais baralhada!No centro de emprego a que pertenço (cascais) dizem-me que não posso frequentar um curso profissional que dê equivalência ao 12º (o que era para mim uma boa opção, pois estou sem trabalhar à 9 anos e poderia reentrar no mercado de trabalho)e não posso, porque não há cursos para o meu perfil (11º), uma vez que só têm cursos de nível 2 de instalações de redes informáticas…e está completamente cheio.
    Será que ainda posso frequentar o 12º ano à noite como se fazia antigamente? Por favor, se me puderem dar uma ajudinha, agradecia.
    Muito obrigada e felicidades para todos.
    Ana

  254. girlainy lima porto said

    Olá sou Brasileira e já estou em Portugal a 5 anos mais devido a crise que o Pais encontra esta muito difícil trabalho, nesse espaço de tempo me escrevi em um curso só que me pediram minha equivalência e não sei como devo fazer para obter-la, terminei o 12ª e tenho aqui comigo meu Estorrico escolar, preciso de ajuda…
    Obrigada

  255. cininha said

    Boa noite
    Girlainy Lima terás de pedir o teu diploma autenticado pelo teu país só assim terá validade cá
    Tenho tratado ultimamente de documentos para mandar a outro País e todos eles para serem válidos lá têm de passar pela embaixada cá.
    Espero ter ajuda

  256. JHEINE CAMPOS said

    OLA..SOU BRASILEIRA E SÓ ESTUDEI ATE O 8ª ANO.
    SO QUE PRETENDO FAZER PELO MENOS O 9ª, MAIS NAO SEI COMO FAZER ISSO..
    ALGUEM PODERIA ME AJUDAR, POR FAVOR?
    MORRO NA BURACA LISBOA..
    BRIGADA

  257. orlando goncalves cruz said

    è só uma pergunta para resolves um problema
    gostaria de saber em que ano foi introduzido o 11º ano e o 12º para ingresso universitario.
    se alguem souber só posso dizer muito obrigado

  258. Catarina said

    Ola, gostaria de saber se há alguma forma de concluir o 12º ano em relativamente pouco tempo.. Para o concluir falta-me a disciplina de matemática de 10º,11º e 12º e não consigo fazer por exame. Há algum curso que me possa inscrever?

  259. silvia gonçalves said

    silvia gonçalves
    Tenho so uma disciplina em atraso para acabar o 12º ano como
    posso fazer para
    o acabar?

  260. Catia said

    Ola!
    Tenho 16 anos, quero começar a trabalhar e tirar o 12º ano o mais rapido possivel.
    Mas a maioria dos cursos para tirar o 12º em 1 ano temos que seres maiores de 18. -.-‘
    Sera que me podem dar mais informaçoes de como funciona o 12ºanò à noite? Ou se existe algum sitio onde possa tirar o 12º em pouco tempo?

  261. joao matos said

    Boa Tarde.
    É o seguinte eu tenho o quinto ano completo e gostaria de fazer pelo menos ate ao 9 ano e se possivél até ao 12.
    tenho apenas 17 anos mas fasso ja em dezembro 18
    sera que ha alguma coisa para mim???
    estou bastante intressado
    gostaria mesmo de completar a escolariedade!

  262. matilde said

    boa tarde
    vai ser desta que me vou inscrever para tirar o 12º ano pelas novas oportunidades.
    a minha dúvida é se depois consigo,e como o consigo,seguirpelo caminho da universidade.É fácil?
    muito obrigado

  263. carlos said

    boa tarde gostaria de saber se tirando o 12 ano nas novas oportunidades ,se com esse diploma poderia concorrer a policia ….aguardo resposta ….obrigado

  264. Marta said

    ola tenho o 9ª ano queria completar o 12ª ano e ir para a universidade , tenho 21 anos faço 22 em abril, é possivel tirar em um ano ou menos???
    obrgd

  265. Cátia Marques said

    Boa noite, tenho o 9º ano e gostaria de saber como posso tirar o 12 ano mais rapidamente possivel e nao muito loge de Mafra, pois quero trabalhar e estudar.

    Se alguem souber diga pff.

  266. Adams Salim said

    Bom dia meus queridos irmãos e irmãs em Cristo, estamos organização cristã formada para ajudar pessoas que precisam de empréstimo a uma taxa de juro baixas. Aqui está uma oportunidade para obter seus empréstimos pequenos e grandes para melhorar e iniciar o seu negócio ou para quaisquer outros fins. damos todos os tipos de empréstimos para o público a uma taxa de juros muito reduzida de 2% ao ano. Esta é uma oportunidade financeira à sua porta passo, aplicar hoje e ganhe o seu empréstimo rápido, sem verificação de crédito. estamos dinâmico, confiável, eficiente e confiável. Se você está seriamente interessado com a nossa oferta, entre em contato conosco via e-mail: (loanalliancecreditsolution@yahoo.com) com as seguintes informações:
    Nome completo:
    país:
    Montante necessário:
    Renda Mensal:

  267. Orlando augusto Stock said

    O RVCC de nada serve pois apenas tem como objectivo que as pessoas relatem num contexto pessoal todo o seu percurso de vida.Já um curso EFA-Educação e Formação de Adultos é mais completo porque estudamos tal como na escola diurna.O EFA tem mais vantagens do que o RVCC.

  268. catia campos said

    ola sou catia campos tenho 17anos, sou de Sines, estou acabar o 9ano e quero estudar a noite para fazer o 12ano. Como posso faze-lo?

  269. simone said

    ola tambem queria fazer , mas aqui na minha cidade ja começou um curso e agora nao sabem se vao continuar afazer porque dizem que vao acabar com isso ,,,,sera verdade

  270. Vanessa said

    Bom dia. Se acabar o 12 nas novas oportunidades depois para ir para a faculdade só tenho de fazer um exame de admissão?

  271. Ana Santos said

    ola boa noite..sou a ana…gostaria de saber se ainda há a tal possibilidade de tirar o 12ºano pelo rvcc….ou se acabou mesmo como dizem!!alguem pode responder?obrigadooo

  272. Tânia said

    boa tarde. tenho o 12 ano incompleto, cheguei ao fim do ano com nota 10 a matematica mas a nota do exame decheu-me a nota para negativa. O meu curso ainda não esta extinto, gostaria de saber quais as minhas possibilidades?

  273. diana martins said

    olá, eu só tenho o 9º ano, porque devido ao facto de não passar no exame de história, perdi 3 anos da minha vida e agora gostaria de ter o 12 ano, pode me dizer o que tenho de fazer e quanto tempo demora?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 4.628 outros seguidores

%d bloggers like this: